Cidades

Cenário de destruição após fortes chuvas em Niterói

img 6062
Na Praça da Cantareira a queda de árvores provocou a destruição de três carros | Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
Niterói está em estágio de atenção por conta das fortes chuvas

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade entrou em estágio de atenção às 19h10 desta quinta-feira (05/10), devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. De acordo com a concessionária Ecoponte, ventos atingiram 53 km/h e até o momento há registro de 31 quedas de árvores. A prefeitura está com 150 funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin e Nittrans desde a noite de ontem nas ruas da cidade. (Veja os vídeos e as fotos da tempestade de ontem aqui +)

Umas das regiões que chamaram mais atenção para o cenário de destruição foi a Praça da Cantareira, onde árvores caíram e destruíram três carros, ninguém ficou ferido. Na Praça Arariboia o cenário para quem passa por lá nesta manhã de sexta-feira também é de destruição, uma árvore caiu por cima da cabine da Guarda Municipal. No Fonseca e em Icaraí diversas árvores também caíram. Em diversos pontos da cidade moradores relatam ainda falta de luz, na manhã desta sexta. O bairro da Ponta D’areia se encontra com boa parte das residências sem luz. A Enel diz que dobrou o efetivo.

Durante a tempestade na noite desta quinta-feira (05), um verdadeiro caos se instalou na cidade, diversos estabelecimentos comerciais tiveram vidros e portas quebradas. Em frente ao Plaza, a rua alagou e o vento assustou provocando estragos, galhos e placas sofreram os impactos. Transformadores estouraram em diversos bairros. A Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, ficou alagada. A Rua Dr. Sardinha, em Santa Rosa virou um rio. Uma sala de aula em uma faculdade no Centro teve a janela arrancada. Em Charitas um carro capotou, não há informações de feridos. A Alameda, no Fonseca, registrou alagamento nos dois sentidos da via. Na Rua São Sebastião, que liga o Ingá ao Centro, uma árvore caiu. Na estação das Barcas, parte do forro do teto desabou. Na Ponte Rio-Niterói, motoristas enfrentaram dificuldades na travessia. A chuva forte atingiu toda extensão da via. (Veja os vídeos e as fotos da tempestade de ontem aqui +)

 



Núcleos de chuva atuam sobre a cidade de Niterói. Permanece a previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de raios nas próximas horas. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados em em 1 hora foram no Bairro de Fátima (0,6 mm), Engenho do Mato (0,4 mm) e Piratininga/Maravista/Boa Vista (0,2 mm). Em 6h foram em Piratininga 2 (4,0 mm), Bairro de Fátima (3,4 mm), Maravista (2,2 mm) e Piratininga (2,0mm).

Os maiores acumulados em 12h foram registrados em Piratininga 2 (4,2 mm), Bairro de Fátima (3,8 mm), Maravista (2,2 mm) e Piratininga/ Morro do Castro (2,0mm).

img 6077
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com



img 6056
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
img 6070
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
img 6067
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
img 6047
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
img 6048
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com



f7wqet2xgaadenz
8h39: Segue interditado trecho da Avenida Ary Parreiras no sentido Roberto Silveira, na altura da Rua Ator Paulo Gustavo, para remoção de árvore caída.
img 6074
Fotos e vídeos: cidadedeniteroi.com
equipes trabalhando durante a madrugada5
Divulgação/Prefeitura de Niterói
equipes trabalhando durante a madrugada4
Divulgação/Prefeitura de Niterói
f7whlwrxwaelfk5
8h: Rua Justina Bulhões, no Ingá, interditada em razão de queda de árvore. O trânsito está sendo desviado para a Rua Casemiro de Abreu. Nittrans orienta o trânsito no local.

Orientações à população

A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.



Prevenção

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

  • Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Estágios

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.



Informações

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Sistema Municipal de Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.