Cidades

Niterói participa da 3ª edição do Rio Innovation Week

whatsapp image 2023 10 05 at 12.41.18
Foto: Lucas Benevides
Prefeito Axel Grael palestrou sobre Cidades Sustentáveis em evento no Píer Mauá

A Prefeitura de Niterói marcou presença na terceira edição do Rio Innovation Week 2023, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. O evento vai até sexta-feira (06) e tem como compromisso o incentivo à tecnologia e inovação como impulsionadores de novos negócios.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, foi convidado a palestrar sobre “Cidades Sustentáveis” e aproveitou para destacar o pioneirismo de Niterói no tema. “Para avançarmos na agenda da sustentabilidade e clima, precisamos muito de inovação. Precisamos produzir a transição para uma economia de baixo carbono e é a tecnologia que vai nos auxiliar nisso. Estou muito feliz em ver as novidades trazidas pela Rio Innovation Week. Niterói está na vanguarda em relação a estes temas, somos uma referência para o país”, destacou o prefeito que levou para os participantes do evento experiências bem-sucedidas e premiadas como o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), que ganhou para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

O POP é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial, promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes.

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis integra o Programa Região Oceânica Sustentável e conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a região.

whatsapp image 2023 10 05 at 12.40.48
Foto: Lucas Benevides



Grael percorreu os estandes da Rio Innovation Week e aproveitou para visitar o espaço da Universidade Federal Fluminense, UFF. “Niterói tem apostado muito no desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade. É muito importante participar de uma exposição de grande porte como esta, com muitas novidades, várias empresas, startups, apresentando as suas tecnologias. Muitas delas são bastante interessantes para nossa cidade”, concluiu o prefeito.