Agenda

Niterói realiza neste final de semana "Com Vivências para Cultura da Paz" em Piratininga

Piratininga/Arquivo
Piratininga/Arquivo

A Prefeitura de Niterói, através do Pacto Niterói Contra a Violência, vai realizar, no próximo sábado (07), mais uma edição do “Com Vivências para a Cultura da Paz”, que acontecerá no campo da Rua 12 em Piratininga com atividades esportivas, recreativas, voltadas para saúde e cidadania entre outras. As edições estão acontecendo em regiões diferentes da cidade levando propostas e serviços diferenciados para as comunidades. O objetivo do evento, que acontecerá de 9h às 14h, é ampliar as ações que fazem parte da filosofia do projeto, estimulando a cultura da paz e fortalecendo valores como empatia, solidariedade e fraternidade.

O Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura da paz através de cada programa. O projeto Com Vivências para a Cultura da Paz tem o objetivo de promover uma maior aproximação e interação com a população, sempre na perspectiva do fortalecimento dos valores da empatia, da solidariedade, da fraternidade, do respeito mútuo e da convivência harmoniosa para a Cultura da Paz em nossa sociedade. Em cada edição escolhemos um momento com ato inter-religioso e características culturais locais de gastronomia e de artesanato por exemplo, de esporte, de música e de lazer, promovendo também maior integração e geração de renda na comunidade durante os eventos e sempre fortalecendo a promoção da Cultura da Paz em nossa cidade”, explicou a professora Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência.

O evento terá atividades no campo de futebol com barracas, incluindo venda de artesanato e alimentação. As atividades começarão com um momento ecumênico e inter-religioso sobre a Cultura da Paz.

Serão atividades para todas as idades que incluirão: brinquedos para as crianças; apresentações artísticas; feira de artesanato; praça de alimentação; rodas de conversas educação ambiental; práticas parentais afetivas e fortalecimento de vínculos; momento inter-religioso; ações de saúde; aferição de pressão arterial e verificação de glicemia; orientações sobre a higiene bucal; serviços de fisioterapia e acessibilidade; exposição de animais peçonhentos; mutirão voltado para empregabilidade dos jovens; exposição dos projetos e programas do Pacto Niterói Contra a Violência.

O projeto Com Vivências para Cultura da Paz, dentre os seus principais objetivos, é importante citar o fortalecimento dos vínculos afetivos entre a população. Preparamos diversos momentos interativos e educativos que visam contemplar todas as idades (crianças, adolescentes, jovens e idosos), como por exemplo, rodas de conversas, recreações infantis, apresentações artísticas, aula de zumba, exposições educativas, entre outros. Esse projeto é fruto de uma construção coletiva que conta com o apoio de diversos atores das secretarias, coordenadorias e projetos da prefeitura de Niterói e também parceiros da sociedade civil organizada. Assumimos juntos o compromisso de levar a vivência da cultura da paz na sua prática fortalecendo as relações cotidianas da própria comunidade”, conta Ana Carolina Medeiros, gerente do projeto.

Cada tenda vai realizar uma atividade em horários diferentes. São diversas atividades e atrações, dentre elas explicações sobre divulgação do Programa Poupança Escola, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo; uma minipista de Educação para o Trânsito, coordenada pela Nittrans; orientações sobre direitos humanos feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos; oficina de redução de danos promovida pela FeSaúde; orientação DO NASF sobre prevenção do câncer de cólo do útero, de mama (com maquete com a evolução das lesões), distribuição de preservativos e orientações sobre as ISts, com ação da Secretaria Municipal de Saúde; exposição de animais peçonhentos feito pela Guarda Municipal de Niterói.

Haverá também um posto da Defesa Civil itinerante, além do mutirão de empregabilidade que acontecerá na tenda da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude.