Negócios

Niterói vai certificar empresas com boas práticas em neutralização de Carbono

mac niteroi praia niteroi
Arquivo

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima e da Controladoria Geral do Município, vai reconhecer o trabalho de 33 empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono durante o Fórum do Clima na cidade, encontro Pré-Cop28.

O evento acontece na próxima quinta-feira (5), a partir das 8h30, no Theatro Municipal de Niterói. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: https://forumclimaniteroi.com.br. Os debates serão uma prévia da 28ª Conferência das Nações Unidas (Cop28) sobre Mudanças Climáticas, que acontece no fim de novembro em Dubai.

De acordo com o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, durante o evento será realizada uma apresentação onde diversos atores, como a sociedade organizada, as universidades e o setor produtivo serão contemplados.

“No Fórum, vamos repensar as estratégias de planejamento da gestão e organizações de investimentos futuros para uma transição energética justa e necessária que caminhe para uma economia de baixo carbono. O objetivo é que toda a população, em especial os mais vulneráveis, sejam contemplados através de ações e projetos de adaptação da cidade frente aos eventos extremos. Também teremos um espaço dedicado à Certificação de Boas Práticas e Neutralização de Carbono, que é um programa que a Secretaria do Clima desenvolve em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM)”, destaca Luciano.

A realização do Fórum faz parte das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13) da Organização das Nações Unidas (ONU), que determinam o fortalecimento da resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e aos desastres naturais em todos os países, com a inclusão de medidas de combate às consequências das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.

O Fórum do Clima tem como objetivo ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. É um espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos, com olhar para a crise climática a partir de políticas públicas, do fomento, principalmente da transição energética e da mobilidade. Além do ODS 13, o fórum vai promover debates de outros pontos importantes como as ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Clima (Seclima) em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), que tem como objetivo incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis visando a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa concederá certificados a 33 empresas.

Por meio do programa, a Prefeitura de Niterói busca engajar o setor empresarial e a sociedade organizada nas políticas públicas de sustentabilidade como parte de seu compromisso com o projeto de neutralização de carbono. São cinco categorias, cada uma referente a um Pilar de Gestão: Certificação em Gestão Participativa e Integrada, Certificação em Gestão de Conhecimento, Formação e Comunicação, Certificação em Gestão de Emissões, Certificação em Gestão de Instrumentos e Certificação em Gestão de Pactos e Acordos.

  • Programação:

  • 8h30: Abertura do Teatro – Credenciamento
  • 9h: Abertura
  • 10h: Painel Temático Políticas Públicas
  • 12h: Painel Temático Ciência e Mudanças Climáticas
  • 13h: Almoço Livre
  • 14h: Painel Temático Agências de Fomento
  • 15h: Painel Temático Transição Energética
  • 16h: Painel Temático Mobilidade
  • 17h: Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono
  • 18h: Encerramento – confraternização

 

  • Fórum do Clima

  • Data: 5 de outubro de 2023 (quinta-feira
  • Horário: A partir das 8h30
  • Local: Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ)