Após ministrar aulas no projeto social, Michael Rein dirige o grupo em Niterói
O violinista e maestro alemão Michael Rein é o convidado especial da Orquestra da Grota para um concerto no próximo sábado, na Igreja Luterana de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, às 19h, com entrada franca. No repertório, obras de Händel, Guilherme Bernstein, Bach, Respighi, Mozart, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone. As solistas são a flautista Lenora Mendes e a mezzosoprano Tania Prates-Rein.
Nascido na cidade alemã de Aachen, Michael Rein já atuou como regente à frente de orquestras como a Filarmônica de Stuttgart e em importantes montagens de óperas. Atualmente, é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, sediada em Enschede, na Holanda. Também atua em vários conjuntos de câmara, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.
Bastante requisitado para orientar seções de violino em orquestras juvenis holandesas, Rein mantém uma relação próxima com a América do Sul, com turnês realizadas no Chile, Bolívia e Brasil, já tendo sido seis vezes convidado para se apresentar e ministrar aulas no Festival Internacional de Música do Pará, na Amazônia. Recentemente, ele promoveu aulas e workshops para estudantes do Espaço Cultural da Grota, aproveitando sua passagem pelo Brasil.
Solistas
Fundadora do Espaço Cultural da Grota (ECG), a flautista e professora Lenora Mendes, uma das solistas do concerto, é doutora em História e graduada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Foi integrante do Conjunto de Música Antiga da UFF e ministra aulas de flauta doce e teoria musical no ECG.
A mezzo-soprano Tania Prates Rein é mestre em Pedagogia Musical, cantora lírica e professora de Técnica Vocal. Diretora de teatro em comunidades no projeto Community Music, fundou, com o maestro Michael Rein, os espetáculos Prates-Rein Quiz e Paper Music, destinados à musicalização infantil. Foi premiada com a Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura no Brasil, em 2002, e como “Voz Revelação” no Prêmio no concurso de canto “Irmãos Nobre”, em Belém do Pará, em 1999. Também recebeu o Troféu Pró-Música, Os melhores da Música de Minas Gerais, em 1998.
A Igreja Luterana de Icaraí, local do concerto desse sábado, fica na Alameda Alcides, 102. A entrada é franca.
ECG
O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 11 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano, oriundos de comunidades carentes.
O projeto mantém nove grupos musicais em atividade, entre eles, a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo ECG, e o Som Doce da Grota, que viajou recentemente a Boston, como convidado para participar do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA.
-
Concerto da Orquestra da Grota
- Regência: Michael Rein
- Solistas: Lenora Mendes (flauta) e Tania Prates-Rein (mezzo-soprano)
- Dia: Sábado, 30 de outubro de 2023
- Hora: 19h
- Local: Igreja Luterana de Icaraí
- Alameda Alcides, 102 – Icaraí – Niterói
- Entrada franca