Política

Prefeitura de Niterói e BNDES discutem parcerias para o desenvolvimento da cidade, geração de emprego e renda

o prefeito de niterói, axel grael, o presidente do banco nacional de desenvolvimento econômico e social (bndes), aloizio mercadante, e o ex prefeito e atual secretário executivo rodrigo neves

O prefeito de Niterói, Axel Grael, o presidente do banco nacional de desenvolvimento econômico e social (bndes), Aloizio Mercadante, e o ex-prefeito e atual secretário executivo Rodrigo Neves | Foto: Luciana Carneiro

Modernização e capacitação do parque industrial naval e pesqueiro de Niterói. Esse foi um dos assuntos tratados pelo prefeito Axel Grael, o ex-prefeito e atual secretário-executivo, Rodrigo Neves, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, em encontro realizado na sede do banco, no Rio, nesta quarta-feira (13). Foram acertadas parcerias para a revitalização deste importante segmento da economia fluminense.

“Esta reunião com o presidente do BNDES foi bastante proveitosa. Trouxemos importantes projetos de Niterói, para parcerias com o BNDES, na área da indústria naval, que vão possibilitar a modernização deste setor. É uma ótima oportunidade, pois Niterói vai fazer a dragagem do Porto e da área dos estaleiros, viabilizando também o Terminal Pesqueiro. Tudo isso traz muitas perspectivas para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito Axel Grael.

Na dragagem do Canal de São Lourenço, a Prefeitura de Niterói vai investir R$ 140 milhões. A obra tem como principal objetivo recuperar a profundidade do canal, chegando até a 11 metros, para permitir a aproximação de embarcações de maior porte. A medida vai proporcionar a revitalização do setor naval em Niterói. Outros R$ 24 milhões serão destinados à Companhia Docas pela cessão do terreno que será anexado ao prédio do Terminal Pesqueiro.

Para o ex-prefeito e atual secretário-executivo Rodrigo Neves, a retomada do papel de indutor do desenvolvimento pelo BNDES vai proporcionar muitas oportunidades para Niterói.

“Hoje marcamos uma etapa no relacionamento com o BNDES que vai ser muito importante para os vários projetos que Niterói tem, tanto no setor público como na iniciativa privada”, afirmou Rodrigo Neves. “O presidente Mercadante tem essa visão de criar um ambiente favorável aos investimentos, para criar emprego, renda e desenvolvimento local. Niterói tem tudo para se desenvolver cada vez mais com os investimentos que fazemos há mais de 10 anos nas indústrias naval e pesqueira.”

Convidado a visitar Niterói, Mercadante se reunirá com a prefeitura e o setor naval da cidade para discutir os projetos. “Estamos estabelecendo muitas parcerias entre o BNDES e Niterói. A iniciativa da dragagem do Canal de São Lourenço abre um caminho de revitalização da construção naval, que é um pólo histórico e muito importante, ainda mais com a Petrobras retomando encomendas. Já acertamos uma visita e vamos convidar o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para conversar com os estaleiros do município. Queremos voltar a construir navios no Brasil. A solução da profundidade do canal vai ajudar ainda a indústria pesqueira”, disse Mercadante.

o ex prefeito e atual secretário executivo, rodrigo neves, o prefeito de niterói, axel grael, e o presidente do banco nacional de desenvolvimento econômico e social (bndes), aloizio mercadante,

Foto: Luciana Carneiro

Também foram apresentadas ao presidente do BNDES propostas de parcerias nos setores de audiovisual e do complexo industrial da saúde de Niterói.

“Queremos ver as parcerias com o município no campo do audiovisual, um setor fundamental. Também temos o complexo econômico e industrial da saúde, polo importante da economia de Niterói. Portanto, a cidade tem todas as condições de avançar e dar um salto de qualidade. Vamos ter um novo ciclo de investimento e crescimento em Niterói, e o BNDES vai estar lá para apoiar, induzir e fortalecer”, finalizou Mercadante.

To Top