Cidades

Projeto ambiental realizou plantio de mudas na Lagoa de Itaipu, em Niterói

photo output
Divulgação
Objetivo do projeto é produzir cerca de 20 mil mudas de mangue, nos próximos quatro anos, para neutralização de carbono

Apoiado pela Ecoponte, o projeto ambiental Viveiro de Mudas que cultiva mudas de mangue para atender as demandas de trabalhos voluntários na região de Niterói e Maricá, disponibilizou dezenas de mudas para plantio na Lagoa de Itaipu, no último sábado (09/09). A ação foi parte da exposição Conexões: O Futuro, projeto também apoiado pela concessionária, que conta a história da Ponte Rio-Niterói e nos possibilita refletir sobre as iniciativas que impactam o futuro.

O projeto atua diretamente nos trabalhos desenvolvidos pela ONG Instituto Floresta Darcy Ribeiro – AMADARCY, nas áreas do Parque Estadual Serra da Tiririca – PESET. O viveiro foi implantado no pomar e horta comunitária Amaravista, em Itaipu. A área do viveiro, com 70 m², possui capacidade de produzir em torno de cinco mil mudas de mangue das espécies Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia por ano.

Os manguezais são ecossistemas costeiros que funcionam como berçários do mar, já que muitas espécies os utilizam como locais para colocação de seus ovos para que possam romper e ter as condições ideais para o seu desenvolvimento como alimentação, proteção, temperatura, salinidade e pH.

Com o viveiro será possível ter mudas de mangue bem formadas e com melhor eficiência na recuperação de áreas a serem florestadas e/ou reflorestadas. Após seis meses da semeadura, as mudas já estarão resistentes ao plantio. Durante o período do projeto, escolas da rede municipal de ensino serão convidadas a participar do plantio para aproximá-las do meio ambiente.

plantio de mudas.
Divulgação