Notícias

Prefeitura de Niterói deu início ao Mapeamento de Dados do Município

niteroi mac cidade 8
Foto: Arquivo / Alex Ramos
Objetivo é estabelecer uma nova organização das informações do Município rumo a uma estratégia de gestão integrada dos dados

A Prefeitura de Niterói deu início ao Mapeamento de Dados do Município. O projeto tem o objetivo de identificar, organizar e catalogar as bases de dados da Prefeitura. Com a iniciativa, a gestão municipal vai instrumentalizar a estratégia de gestão de dados do Município, o DataNit, que contará com um grande ambiente digital de armazenamento e tratamento de dados da cidade. O resultado do Mapeamento será o Catálogo Municipal de Base de Dados de Niterói, que será finalizado no início de 2024.

O Mapeamento é parte do trabalho de estruturação de uma política de gestão da informação para o Município, que vem sendo desenvolvido desde 2021 pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag). A ideia é que, após a conclusão do Catálogo de Dados, a atualização ocorra de forma permanente e periódica. Órgãos e entidades do Município vão revisar e atualizar informações, adicionar novas bases de dados e, se necessário, indicar bases que não são mais utilizadas.

“O mapeamento de dados é um processo necessário para que possamos avançar e consolidar a estruturação da política de gestão da informação de Niterói. Além disso, é uma iniciativa inovadora, já que não temos muitos exemplos anteriores no âmbito municipal no país. Estamos focados em garantir que o resultado do processo seja o melhor possível, de forma que venha a fortalecer os processos internos e aqueles voltados para a população, como a melhora do monitoramento dos programas e projetos da cidade e da política de transparência”, explicou a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti.

Para a primeira edição do Catálogo de Dados, a Prefeitura terá a parceria da UNESCO, que vai auxiliar na coordenação das etapas e atuar em conjunto com a equipe da Seplag para contribuir e orientar os órgãos municipais. Da preparação interna à formatação final do Catálogo, o Mapeamento terá cinco etapas para identificação e organização dos dados sobre políticas públicas de Niterói.

Com a criação do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Niterói (SIMAGI) e do DataNit, o compromisso de se estruturar uma política de gestão da informação comum para o Município ganhou destaque. A visão de futuro do DataNit é possibilitar a automatização e integração da gestão de dados de toda a Prefeitura, melhorar os processos internos e externos e causar impacto positivo nas políticas públicas pensadas para o cidadão de Niterói.

O Mapeamento se insere nessa estratégia, como a etapa inicial para organizar e estruturar os dados disponíveis e gerenciados por cada órgão. Em termos de avaliação de políticas públicas, esse processo facilitará a localização, a integração, o monitoramento e a análise dos dados para a produção de estudos, diagnósticos e ações da Prefeitura. A catalogação dos dados tem o potencial de melhorar a transparência e o compartilhamento de dados interna e externamente, tornando de conhecimento geral as informações produzidas e gerenciadas pelo Município.