Notícias

Niterói inicia Campanha de Vacinação Antirrábica Animal no próximo sábado

vacinação antirabica no horto do barreto 2 (1)
Foto: Lucas Benevides
Ação contará com 80 pontos de vacinação pela cidade

A Secretaria de Saúde de Niterói vai realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2023 em quatro etapas. As vacinas serão aplicadas sempre aos sábados, das 8h às 17h, em uma das quatro regiões da cidade de cada vez. A primeira a receber a campanha, no próximo sábado (16), será a região Praias da Baía. No dia 23, a vacinação será na Zona Norte. No dia 30, a Região Oceânica recebe a vacinação. A campanha será encerrada na Região Pendotiba, no dia 7 de outubro. Ao todo, serão 80 postos fixos espalhados pela cidade à espera de cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade. A vacina é segura e não tem contraindicação.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destaca que a vacinação é muito importante e que todos os animais devem ser vacinados. “Não deixem de levar seus cães e gatos, a partir dos três meses de idade, para receber a imunização. A vacina é segura e não tem contraindicações”, destacou a secretária.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Fábio Villas Boas, fala da importância da vacinação. “No dia que a vacinação estiver acontecendo na sua região, é muito importante levar o seu animalzinho em um dos postos próximos a você. Os cães e gatos, machos e fêmeas, deverão ser vacinados”, afirmou o veterinário.

Os cães devem ser conduzidos por coleiras e, em casos de animais grandes, com focinheiras. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, uma vez que esses animais se estressam facilmente e podem fugir. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele. A contenção é de responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose.

Raiva animal – A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano, ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães. A partir daí, quando foram instituídas as campanhas anuais de vacinação animal, ninguém mais morreu por essa doença no município.