Cidades

Águas de Niterói realiza obras de transposição da Bacia do Barreto

img 4237
Divulgação/Águas de Niterói

Águas de Niterói, concessionária do Grupo Águas do Brasil, está realizando o processo de transposição da Bacia do Barreto para a Bacia do Centro.

Com o projeto, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barreto, que hoje trata o esgoto dos bairros Barreto e Engenhoca, será desativada. A empresa está investindo mais de R$ 8,6 milhões e instalando 4,5 quilômetros de redes para transportar os efluentes sanitários desses bairros para a ETE Toque-Toque, localizada na Ponta D’Areia, onde o esgoto será tratado.

“A intervenção traz maior segurança operacional e ambiental para o sistema de saneamento e para o município, excluindo uma estação de uma área adensada em termos de população e altamente residencial. O projeto também proporciona maior eficiência energética e traz ganhos socioambientais para Niterói.” afirmou a empresa.

A ETE Toque-Toque possui capacidade para tratar 375 litros de esgoto por segundo. Atualmente, a estação atende aos bairros do Centro, Ponta D’Areia, parte do Fonseca, São Domingos, Fátima, Gragoatá, São Lourenço, Santana e Ilha da Conceição com o tratamento secundário, removendo 90% da carga orgânica coletada.

“Além dos benefícios para a concessionária e, principalmente, para o meio ambiente, a transposição da Bacia do Barreto também vai resultar na valorização do bairro. Onde hoje funciona a estação de tratamento, pode ser, futuramente, um local de empreendimentos habitacionais, comerciais e o que mais for de interesse público”, comenta o diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.