Notícias

Empresas em Niterói incentivam colaboradores a usarem bicicleta para chegar ao trabalho

bicicleta trabalhador
Iniciativas como expansão de bicicletários e pontos de recarga de bicicletas elétricas estão cada vez mais comuns

Niterói conta hoje com quase 80 quilômetros de estrutura cicloviária, ampliando cada vez mais a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte. A Avenida Marquês do Paraná, onde fica localizado o Grupo Águas do Brasil e a Águas de Niterói, conta com a segunda ciclovia mais movimentada do país, com um fluxo médio de 780 ciclistas por hora, em 2022, segundo dados da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A empresa incentiva seus colaboradores a usarem a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho e o número de usuários cresce a cada ano. Hoje, o bicicletário da companhia chega a receber mais de 50 bicicletas diariamente. O local foi ampliado e passou a contar com seis tomadas para recarga de bicicletas elétricas.

O comprador Marcio Rocha, 49 anos, conta que aderiu à bicicleta há três anos. “Comecei a utilizar uma vez por semana, toda sexta-feira. Com o tempo, fui adquirindo confiança para utilizar mais vezes e, hoje, uso diariamente”, afirma.

Morador de São Gonçalo, ele pedala 35 km por dia até o escritório. “Os benefícios são diversos: É um excelente exercício físico e aeróbico; ajuda na saúde mental; contribui para a mobilidade urbana e ainda economizo tempo e dinheiro. Antes, eu levava 1 hora e meia no trânsito e hoje faço o mesmo trajeto em 45 minutos”.

O colaborador comenta que a paixão pelo ciclismo veio para ficar. Além de utilizar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, ele agora participa de grupos de ciclismo como: Pedal da Amizade, Pedal Diretoria e Bike Só Alegria. Outros colaboradores do Grupo Águas do Brasil também participam com ele destes grupos.

A bicicleta elétrica também ganhou espaço dentro da empresa. A analista do setor Financeiro, Rosilene Galvão, 51 anos, mudou seu meio de transporte há três meses. “Ando cerca de 20 quilômetros por dia para ir e voltar do trabalho. Percebo uma economia de tempo e dinheiro, além de ser um meio de transporte sustentável”, comenta.