Cursos

Firjan SENAI abre mais de 2,5 mil vagas gratuitas para cursos em Niterói e São Gonçalo

Divulgação/Firjan
Divulgação/Firjan

O Firjan SENAI está com inscrições abertas para 2.525 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, pelo Leste Fluminense, distribuídos por Niterói e São Gonçalo. São 1.575 oportunidades para a unidade da Firjan SENAI Niterói e outras 950 na Firjan SENAI São Gonçalo. Em todo o estado do Rio, o programa de gratuidade oferece 7.335 vagas.

As aulas terão início a partir de setembro e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Firjan SENAI: www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos. O período de inscrição será encerrado automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas.

Pelas unidades da Firjan SENAI no Leste Fluminense (Niterói e São Gonçalo) são ofertados 43 cursos, distribuídos em 101 turmas, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os interessados devem consultar os títulos oferecidos em cada unidade.

Estão disponíveis vagas nos títulos de Administração de Banco de Dados, Almoxarife, Almoxarife de Obras, Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Assistente Administrativo, Assistente de Controle de Qualidade, Assistente de Operações em Logística ou de Produção Industrial, Caldeireiro, Controlador e Programador de Produção, Costureiro Industrial do Vestuário, Editor de Projeto Visual Gráfico, Eletricista de Obras, Desenhista de Projetos Elétricos Industriais, Desenvolvedor de Conteúdos Youtube, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Eletricista: de Obras, Industrial, ou Predial, Eletricista Instalador Residencial, Instalador de Sistemas Drywall, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Motores Ciclo Otto, Modelista – Modelagem Manual, Operador de Máquinas Operatrizes, Operador de Movimentação e Armazenagem de Material, Operador de Produção Industrial, Operador de Computador, Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Pintor de Edificações, Operador de Back-end, Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G, Soldador Mecânico.

Por todo o estado são mais de 60 títulos distribuídos em 293 turmas. A lista de cursos ofertados em cada unidade pelo estado pode ser consultada no site www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos. “A qualificação profissional é de fundamental importância para a empregabilidade de jovens e adultos. Portanto, a Firjan SENAI está ofertando mais de 7.300 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, focando na ampliação das oportunidades de trabalho e de renda dos alunos”, pontua Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.

Após o cadastro no site, o candidato terá um prazo de dois dias úteis para comparecer à unidade escolhida a fim de efetivar sua matrícula. Será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.

Mais informações e inscrições no site da Firjan SENAI: www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos.