Cidades

Niterói recebe nota máxima da Fitch

niteroi mac cidade 8
Foto: Arquivo / Alex Ramos
Agência também ajusta classificação de risco do Brasil, de quatro estados e da capital paulista

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, conferiu para Niterói a nota máxima em escala nacional, valor máximo em escala nacional, passando de “AA (bra)” para “AAA (bra), com perspectiva estável. Essa revisão na classificação, anunciada na última sexta-feira (25), é baseada no boletim da Fitch de 26 de julho, também aplicada ao Brasil, aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Alagoas e à capital paulista.

A decisão da agência de revisar a nota do Brasil, que se reflete nas avaliações dos entes estaduais e municipais, deve-se aos reajustes da escala dos ratings nacionais após a melhora da nota de crédito do Brasil em julho, passando de “BB-” para BB”.

Na ocasião, a decisão deixou o Brasil a duas notas da obtenção do grau de investimento — “selo” de bom pagador, que atesta a capacidade do país em honrar seus compromissos. Com ele, o país atrai aportes, pois é entendido como um porto seguro para o investidor.

“Ter recebido a mais alta classificação da Fitch é um ótimo sinal para o mercado nacional e internacional que Niterói tem segurança e garantia para investimentos, graças à solidez e às perspectivas da economia do município. Alcançamos o equilíbrio fiscal devido a uma política de contenção de gastos”, afirma o prefeito de Niterói, Axel Grael.

No boletim de julho passado, a agência tinha elevado a nota de crédito de Niterói e de outros cinco governos estaduais e municipais, de BB- para BB. No entanto, essa classificação era limitada pela nota soberana no Brasil, que também havia subido de BB- para BB. Pela metodologia da agência, o rating máximo de um ente estadual ou municipal não pode pode ser classificado acima do rating do país como um todo.

“Essa nova classificação da Fitch para Niterói representa um selo de aprovação da nossa gestão. A nota máxima mostra que as decisões tomadas há 10 anos, quando assumimos a Prefeitura com sérios problemas financeiros, foram acertadas. Hoje somos um município seguro para receber recursos de investidores, instituições financeiras, organizações de fomento, entre outras”, comenta o ex-prefeito Rodrigo Neves e atual secretário executivo do município. “Ser AAA com perspectiva estável reflete uma situação financeira sólida e um ambiente propício para investimentos privados e governamentais.”

Em comunicado na última semana, a agência Fitch esclarece que a atual revisão não se deve a uma mudança na situação financeira dos governos. Ela reflete um ajuste na forma como a Fitch atribui classificações a emissores de crédito subnacionais.

Além da Fitch, Niterói recebeu avaliações positivas de outras duas importantes agências de avaliação de risco. Em março, a Moody´s classificou o município como “a melhor cidade do país em Governança e Sustentabilidade”. Já a Standard & Poors concedeu, no início do ano, a nota brAAA para Niterói _ o melhor índice entre as avaliações públicas realizadas pela agência.