Notícias

Maestro e violinista alemão oferece aulas gratuitas no Espaço Cultural da Grota, em Niterói

unnamed (100)
Michael Rein passa uma semana ministando aulas gratuitas em Niterói - Divulgação

O violinista e maestro alemão Michael Rein está em Niterói para uma semana de ensaios e aulas no Espaço Cultural da Grota. Além dos músicos e alunos do projeto, estudantes de fora também podem acompanhar os workshops gratuitos, que começam nessa terça-feira (29/08).

Bastante requisitado para orientar sessões de violino em orquestras juvenis holandesas, Rein mantém uma relação próxima com a América do Sul, com turnês realizadas no Chile, Bolívia e Brasil, já tendo sido seis vezes convidado para se apresentar e ministrar aulas no Festival Internacional de Música do Pará, na Amazônia. Esta é a primeira vez que o maestro participa de atividades em Niterói.

As atividades na Grota acontecem de terça (29/08) a sexta (01/09), ao longo do dia, na sede do ECG. O endereço é Rua Otto Bastos, 23 – São Francisco – Niterói. Ainda há vagas para quem se interessar em participar. A inscrição é feita por email. As vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade. Mais informações no Instagram @orquestradagrota.

Nascido na cidade alemã de Aachen, Michael Rein já atuou como regente à frente de orquestras como a Filarmônica de Stuttgart e em importantes montagens de óperas. Atualmente, é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, sediada em Enschede, na Holanda. Também atua com frequência em vários conjuntos de câmara, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble. Seu violino é um Camillo Camilli produzido em 1740, fornecido pela fundação Jaap van Zweden/Ferdinand Fransen.

“O projeto sempre busca oferecer oportunidades de aperfeiçoamento para os músicos, professores e alunos. A vinda do maestro Michael Rein é um ganho enorme para todos nós, do Espaço Cultural da Grota, e estamos muito felizes com essa oportunidade”, afirma Katunga Vidal, um dos primeiros músicos formados pelo projeto, violoncelista e coordenador do ECG, que chegou a atuar como regente durante uma temporada da Orquestra da Grota.

O ECG

O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 11 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano, oriundos de comunidades carentes.

O projeto mantém nove grupos musicais em atividade, entre eles, a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo ECG, e o Som Doce da Grota, que viajou recentemente a Boston, como convidado para participar do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA.