Cidades

Obras de restauro da Casa Norival de Freitas, em Niterói, avançam

foto 3 (8)
Divulgação

As obras de restauração da Casa Norival de Freitas continuam avançando, como parte do Plano Niterói 450 Anos, que inclui a revitalização do Centro da Cidade. O casarão, de grande valor histórico e arquitetônico, passa por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo de suas instalações originais, que, em breve, voltarão a compor o valioso acervo urbanístico que guarda boa parte da história do Município e do Estado do Rio de Janeiro.

“O conjunto de obras que apresentamos no Plano Niterói 450 anos tem como meta justamente requalificar o centro de Niterói. Um dos nossos objetivos é, inclusive, trazer mais gente para morar no bairro. Essa é uma obra esperada há muitos anos. Ela é importante para o patrimônio cultural da cidade e também gera 90 empregos diretos e 150 indiretos. São muitas pessoas especializadas trabalhando aqui. Eu me impressionei com a riqueza histórica desse lugar. A casa possui características muito interessantes, que remontam ao período do Centro antigo, que era repleto de residências semelhantes a essa. Além da Casa Norival, estamos fazendo um conjunto de ações para proteger o patrimônio histórico e cultural da cidade”, afirma o prefeito Axel Grael.

O projeto é da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa e as obras são de responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). A restauração é realizada por equipes altamente especializadas e inclui trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográfica e arquitetônica, tudo feito de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Até o momento, já foi concluído o trabalho de restauração das portas e janelas de madeira que compõem a frente do imóvel. O conjunto havia sido retirado no início dos trabalhos e encaminhado para uma oficina especializada, onde permanecerá armazenado até momento de sua reinstalação.

Também já foi finalizado o trabalho de decapagem e chapisco de uma das laterais e da área frontal da Casa, com o início do processo de reboco e restauração de parte da fachada.

As equipes também atuam na preparação para a instalação das estacas do novo prédio anexo, que será construído nos fundos do terreno e contará com três pavimentos, com cafeteria, auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com local de contemplação.

foto 1 (15)
Divulgação
foto 2 (13)
Divulgação

A parte externa do casarão também ganhará novo paisagismo e iluminação, e tem previsão de término até o fim de 2024. Após a conclusão total dos trabalhos, o local será sede do Programa Aprendiz Musical, mantido pela Prefeitura. A área total da edificação é de 373m², num terreno de 978m². O investimento nas obras de restauração é de R$ 29,1 milhões.