Cidades

Enel diz que pombo causou defeito na rede elétrica em Icaraí

120102910920192
Reprodução

Transformadores de energia da companhia ENEL estouraram na manhã desta quinta-feira (24) em Icaraí, Zona Sul de Niterói, deixando moradores do bairro sem luz por horas. Diversos relatos nas redes sociais apontam que os estouros em transformadores aconteceram em vários pontos da região. A Enel diz que o motivo do caos foi um pombo que atingiu a rede elétrica e causou um defeito na rede interligada do bairro.

Por volta das 6h40 três estouros de transformadores foram escutados no bairro de Icaraí, mais precisamente nas imediações do Jardim Icaraí, no eixo da Av. Sete de Setembro entre Rua Santa Rosa e Av. Roberto Silveira, vindo a afetar o fornecimento de energia na região. Às 9h40 mais um estouro foi escutado nas imediações, causando queda de luz na Av. Roberto Silveira.

Uma moradora da Rua Juiz Goulart Monteiro, que é cliente vital, e que faz uso de respirador, ficou sem luz desde às 7h, dependendo do nobreak, que tem autonomia de uso. A Enel só foi enviar um gerador por volta das 16h, aproximadamente 9 horas sem energia, dependendo do bom funcionamento do nobreak. A energia dessa moradora que é cliente vital normalizou às 18h, onze horas após a queda. Moradores da Rua Juiz Goulart Monteiro relatam que os estouros são frequentes causando sempre falta de energia por horas no local.

Nas redes sociais uma moradora relatou que ouviu um estouro por volta das 6h30 próximo a Rua Francisco Dutra, e ressaltou que escuta estouros de transformadores no bairro há mais de 6 anos. Outra moradora relatou “O estouro me acordou e logo depois meu despertador de 6h45 tocou”. Uma outra cliente da Enel disse que na Av. Almirante Ary Parreiras foram dois estouros e ficou sem luz. Ela desabafou “Isso está acontecendo direto Enel! Não estou mais suportando esse descaso. A placa da minha geladeira queimou. Porque será Enel?”

Outra moradora relatou “Já virou rotina esse problema que é seríssimo do estouro de transformadores em Icaraí. No último domingo, na Rua Mariz e Barros, um transformador explodiu 4 vezes seguidas, nos deixando sem luz desde às 16h30 até 2h da segunda-feira. Um absurdo a negligência dessa empresa com a manutenção dos transformadores colocando inclusive, em risco a segurança da população.”

Durante a manhã, procurada pelo cidadedeniteroi.com, a Enel informou que uma equipe da distribuidora trabalhava nos reparos necessários para normalizar o fornecimento de energia aos clientes impactados. A concessionária ressaltou que as causas dos incidentes citados estavam sendo apuradas.

O dia seguiu em caos no fornecimento de energia elétrica no bairro, e às 18h25 a Enel informou ao cidadedeniteroi.com que um pombo atingiu a rede elétrica na manhã desta quinta-feira (24) e causou um defeito na rede interligada no bairro. “A Enel Distribuição Rio informa que finalizou às 17h os reparos na rede elétrica para normalizar 100% do fornecimento de energia dos clientes em Icaraí. A companhia esclarece que um pombo atingiu a rede elétrica na manhã de hoje (24) e causou um defeito na rede interligada no bairro. A distribuidora atuou ao longo do dia em diferentes ruas de Icaraí para recompor os pontos afetados.”

Durante a noite, ainda na quinta-feira (24), por volta das 20h outra explosão foi escutada nas imediações da Av. Roberto Silveira próximo à Rua Mariz e Barros e Av. Sete de Setembro, e diversos moradores no bairro ficaram sem energia elétrica durante aproximadamente mais três horas, vindo a normalizar por volta de 23h. Inclusive um morador de um prédio na Av. Roberto Silveira ficou preso no elevador por aproximadamente 1h15. De acordo com o porteiro do prédio a luz faltou na hora que o elevador passava de um andar para o outro, o que impossibilitou o porteiro de retirar o morador, sendo necessário chamar a equipe técnica de manutenção dos elevadores.

unnamed (98)
Um dos prédios que ficaram sem luz em Icaraí, na noite desta quinta-feira (24). Foto registrada às 22h02 mostra o prédio sem energia elétrica.