Polícia

Cercamento Eletrônico em Niterói ajuda polícia a recuperar carga roubada

whatsapp image 2023 08 23 at 18.08.09
CISP

Graças ao Sistema de Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp), policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar conseguiram recuperar uma carga de cigarro que havia sido roubada na Rua São Januário, no Fonseca.

Os policiais foram acionados em tempo real via rádio, pelos Guardas Municipais que atuavam no monitoramento do suposto veículo envolvido no roubo. O Cisp monitora a cidade durante 24 horas e conta com 522 dispositivos de segurança e 120 do Cercamento Eletrônico.

Os agentes receberam a informação de que o roubo estava em andamento na via, e com informações que teria sido praticado por dois homens que ocupavam um Fiat Palio de Cor verde, placa LO-O6566.

A equipe de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) colocou o número da placa no sistema de monitoramento. As câmeras que detectaram o trajeto do veículo fazem parte da ampliação de 50 novas faixas que foram acrescidas nos últimos meses, as 70 existentes, e instaladas pela Prefeitura de Niterói em pontos estratégicos, de acordo com a mancha criminal, com o objetivo de auxiliar as diversas forças de segurança no combate à criminalidade.

O Sistema de Cercamento Eletrônico atua em tempo real, com tecnologia de ponta e é capaz de monitorar até mesmo fragmentos de placas ou palavras. Quando são inseridos no Sistema, os Guardas Municipais do Cisp conseguem acompanhar a partir daí, as ruas ou vias por onde o veículo passa, direcionando as equipes de segurança para abordagens em questão de minutos ou para montagem de estratégias que possam recuperar produtos roubados ou prender criminosos.

Na ação desta quarta-feira as equipes verificaram pelo Cercamento e as Câmeras próximas que o veículo estava em fuga, no trajeto pela rua Teixeira de Freitas em direção ao Morro do Castro na Zona Norte, passando também pelo bairro do Tenente Jardim em direção a Venda da Cruz.

Durante a fuga, o veículo acabou perdendo o controle e colidiu em um obstáculo de concreto na calçada. Os suspeitos conseguiram fugir após abandonar o veículo. No interior do carro, os policiais encontraram toda a carga roubada que foi conduzida a 78ª DP onde o caso está sendo investigado e um simulacro de arma de fogo.

whatsapp image 2023 08 23 at 14.29.24 (1)
Divulgação
whatsapp image 2023 08 23 at 14.29.25
Divulgação