Notícias

Mercado imobiliário de Niterói é responsável por mais de 6 mil empregos entre 2022 e 2023.

ademi niteroi empregos
Divulgação/ADEMI-Niterói
Informe publicitário produzido pela ADEMI-Niterói.
Em nível nacional, o mercado imobiliário ocupa hoje a 2º posição no ranking de geração de emprego formal do Brasil.

Os resultados expressivos em vendas de imóveis costumam, com certa frequência, ganhar as manchetes dos editoriais do mercado imobiliário, mas é necessário dar visibilidade também para o impacto deste segmento no cenário social do país.

Segundo dados coletados pela SPIN Inovações Imobiliárias, o mercado imobiliário em Niterói registrou, entre 2022 e 2023, mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando que o dinamismo vai muito além do crescimento das vendas de unidades residenciais de primeira locação que, segundo o mesmo estudo, cresceu 134% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao último quadrimestre de 2022.

“O PIB da construção civil avançou 6,9% em 2022, sendo o responsável por alavancar o PIB do país, que contribuiu de forma significativa para a redução do desemprego. O nosso segmento é um dos protagonistas em abrir caminhos para uma parte da população vulnerável de Niterói em uma área que é rica em oportunidades”, avalia Bruno Serpa Pinto, Presidente da Ademi-Niterói.

O avanço do mercado imobiliário também se alinha ao planejamento da Prefeitura, que nos últimos anos fomentou de forma incessante as obras da cidade. Os números demonstram que a construção civil ajudou a evitar resultados piores no mercado de trabalho municipal, e até nacional, durante a pandemia, confirmando a importância de investimentos públicos no segmento durante o processo de retomada.

“Entre 2020 e 2021, nosso maior desafio foi enfrentar a pandemia, que afetou o mundo todo. Nos canteiros de obra,
foram necessárias diversas medidas sanitárias para proteger os trabalhadores e garantir seus empregos. E, desde então, o volume de Lançamentos só cresceu, projetando um cenário de mais 16 mil empregos (diretos e indiretos) para este ano, com mais de 33 novos projetos a caminho”, explica Bruno.

Neste contexto, é imprescindível dar visibilidade a essa força de geração de emprego e contribuição social. A grande oportunidade para aqueles que se juntarem à essa força de trabalho está no entendimento de que a educação será o seu diferencial único para prosperar, que mesmo diante de tantos desafios, segue dando show na sua contribuição social.

Gostou desse conteúdo? Então, nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mercado. ADEMI-Niterói, há 51 anos, investindo na cidade e gerando empregos.