Política

Niterói começa a decidir o futuro do Caio Martins

la audiÊncia pÚblica (27)
cidadedeniteroi.com

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (17/08), a primeira consulta pública à população sobre o futuro do Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, Niterói. A iniciativa atende o decreto 48.459, de 11 de abril de 2023, emitido pelo governador Cláudio Castro, que estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalho para debater o futuro do complexo. No dia 26 de setembro, também às 18h, será realizada a segunda audiência pública, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Rua General Andrade Neves 31, Centro.

Além da consulta pública, realizada nas instalações do próprio equipamento, foi lançado um site que permitirá que a população seja consultada remotamente para opinar via internet. “É importante ouvir a população da região para decidir o destino deste patrimônio para Niterói. Esta consulta reforça a importância de estarmos trabalhando juntos para dar um novo rumo e fazer o complexo bombar de novo. Aulas gratuitas, como natação, hidroginástica, capoeira e zumba, já retornaram, mas queremos mais Queremos criar um espaço completo e seguro para todo mundo aproveitar” destacou o governador Cláudio Castro.

Cerca de 400 pessoas compareceram à audiência pública. O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Rafael Picciani, ressaltou que os pedidos não devem se limitar às audiências marcadas, mas também serem dirigidos ao canal oficial de sugestões para o futuro do equipamento. “Quero garantir que o equipamento não será substituído por empreendimentos imobiliários ou shoppings, é destinado ao esporte, lazer e cultura. O site com a consulta pública já está disponível para todos opinarem e contém as informações oficiais sobre todo o andamento do nosso grupo de trabalho” pontuou.

Picciani destacou a necessidade da obra de macrodrenagem no entorno do complexo esportivo, lembrando que ela também é prioridade, e que o governo estadual está comprometido em buscar as soluções necessárias para que a comunidade esportiva não perca espaço, caso as obras no entorno do equipamento sejam realizadas.

“Foi dado o pontapé inicial na consulta que está debatendo o futuro do Caio Martins. Fiquei muito alegre e agradecido de ver o estádio lotado na noite desta quinta-feira. Meu muito obrigado a cada cidadão que participou desta audiência pública. Conforme disse na audiência, deixo claro aqui também que, no Caio Martins, não vai ter shopping, não vai ter prédio. Podem ter certeza de que as aulas vão continuar sendo oferecidas gratuitamente para a população. No dia 2 de setembro, teremos uma ação do RJ Para Todos no Caio Martins. E no dia 26 de setembro, uma nova audiência pública, desta vez no Centro da cidade.” destacou Bruno Lessa, ex-vereador de Niterói e assessor especial do governador do Estado do Rio de Janeiro.

“O Caio Martins ocupa um grande quarteirão com características bastante específicas, grande fluxo de veículos e desafios para a drenagem urbana. Estou empenhado em propor e tirar do papel soluções para esses problemas crônicos com a parceria da gestão municipal e do governo do Estado. Para nós, foi muito importante já colher contribuições e ouvir dos moradores da nossa cidade o que eles pensam para o futuro do Complexo Esportivo.” disse o deputado estadual Vitor Junior, que participou da reunião.

bruno lessa
O ex-vereador de Niterói, Bruno Lessa, é assessor especial do governador Cláudio Castro e comandou a reunião ao lado do secretário de Esporte e Lazer do Estado, Rafael Picciani e do deputado estadual Vitor Junior. O secretário de administração da prefeitura de Niterói, Luiz Vieira, e o vereador Fabiano Gonçalves também estavam na mesa.

Retorno das aulas

O Complexo Esportivo Caio Martins permaneceu fechado nos últimos anos devido a problemas estruturais. No entanto, antes mesmo da decisão sobre seu futuro, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para a qual o equipamento foi transferido em 2022, reabriu o espaço e retomou as atividades gratuitas no local. Atualmente, a população de Niterói já conta com aulas gratuitas de Alongamento, Natação, Hidroginástica, Tai Chi Chuan, Yoga, Capoeira e Zumba no complexo esportivo. Mais de 2 mil alunos estão matriculados.

A professora de Zumba Letícia Salles, comemorou o apoio do Estado e do Grupo de Trabalho ao Complexo. “Estou aqui há cinco anos e tenho que falar do quanto o Caio Martins significa para a população. Infelizmente já vi esse lugar completamente deteriorado. Os professores, os alunos e o poder público foram muito importantes para trazer de volta a esperança para o equipamento” exaltou.

Já o ex-conselheiro Tutelar Adeutan Custódio, frisou a necessidade do complexo estar disponível para todos. “Queria em nome do espaço que eu represento, a comunidade de Niterói, pedir para que de fato o Caio seja um espaço democrático, onde a comunidade tenha acesso. O ideal é que aqui não seja um ambiente burocrático. Que este equipamento maravilhoso possa ser usado por jovens, crianças, idosos, todo tipo de gente” comentou.

Obras

Enquanto isso, a Empresa de Obras Públicas do estado (Emop-RJ) faz manutenção no Caio Martins. O trabalho inclui a revitalização do ginásio poliesportivo, reformas nos banheiros e vestiários, recuperação do piso ao redor da piscina, pintura dos corredores, revitalização da entrada principal e melhorias nas calçadas do entorno do projeto. As ações fazem parte do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando garantir um ambiente seguro e adequado para a prática de esportes e atividades físicas no complexo esportivo.