Política

Canto de Itaipu recebe melhorias da Prefeitura de Niterói

lucas benevides 2 (2)
Foto: Lucas Benevides

Uma comissão da Prefeitura de Niterói esteve na Região Oceânica, na manhã desta quinta-feira (17), para vistoriar as obras de drenagem e pavimentação de 13 ruas do bairro. O investimento é de R$ 17 milhões e abrange cerca de 2 km de ruas do Canto de Itaipu.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, conversou com a comissão de moradores formada para acompanhar a evolução das intervenções, que deverão ser entregues até o final deste ano, assim como os projetos para outras obras na região. “Essa é uma obra que requalifica muito o bairro. Itaipu é um bairro bonito, interessante, com ruas amplas, mas que não tinha infraestrutura. Então com essa obra a gente resolveu o problema de drenagem, de pavimentação e paisagismo também. Teremos as calçadas com trechos de grama que podem comportar muito melhor a arborização”.

O secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, contou sobre as intervenções que vêm sendo realizadas pela prefeitura na região e que vão melhorar a vida de moradores e visitantes. “Essa é uma intervenção muito aguardada pelos moradores e que vai acabar com o problema crônico da poeira e dos buracos na porta das casas. Essa área é muito visitada, principalmente no verão, então, essa obra, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, vai ajudar também no ordenamento viário dos visitantes e no comércio da região. Também é importante destacar que fizemos reuniões permanentes com a comissão para ter esse feedback, que é importante, e um dos encaminhamentos que nós conseguimos tirar dessa comissão foi a preservação das áreas verdes na frente dos imóveis. Onde era possível, deixamos as gramas, canteiros e espaço para plantio de árvores que vai preservar a ambiência do bairro”.

As obras criaram 70 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Antônio Carlos Vicente de Siqueira é aposentado e morador do bairro há uns 15 anos e exaltou as melhorias que estão sendo realizadas. “Está ficando maravilhoso. A obra está muito boa e de muito bom gosto. Vai ser bom pra todo mundo e vai valorizar tudo. Estava uma coisa horrível, cheio de buracos e já vejo muita diferença. Nem se compara!”.

Durante a visita, o prefeito, junto com os moradores e representantes da comissão e a equipe da prefeitura, aproveitou para fazer o plantio de mudas de Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do país, em uma das ruas que estão recebendo as intervenções. Ao todo, serão plantadas cerca de 20 mudas da árvore nativa no local.

lucas benevides 4 (2)
Foto: Lucas Benevides

Estiveram presentes na visita os secretários de Meio Ambiente, Rafael Robertson; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; e o presidente da Emusa, Antônio Lourosa, entre outras autoridades.