Economia

Apagão atingiu também alguns pontos de Niterói

agencia brasil170912 mca76860000
Arquivo/Agência Brasil
15 de ago de 2023 às 10:03 | Atualizado 14:19

Um apagão nacional surpreendeu várias cidades ao ficarem sem energia elétrica a partir das 8h20 desta terça-feira (15) em uma ampla gama de estados. Relatos de falta de energia surgiram no Distrito Federal e em pelo menos 15 estados, incluindo Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba. Em Niterói, existem relatos de falta de luz no Centro da cidade nesta manhã, pelo período aproximado de 30 minutos. No bairro do Ingá, uma moradora relatou que a luz apagou por 18 minutos e voltou, inclusive o elevador do prédio parou com pessoas dentro. No estado do Rio há relatos de falta de energia na Baixada Fluminense, Região Serrana e pontos da cidade do Rio de Janeiro.

A Enel, concessionária responsável pela cidade de Niterói, informou que registrou interrupção de parte de sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo. “A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informa que na manhã de hoje (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país. A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Pauo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS. Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) para proteger o sistema elétrico de danos maiores.”, diz a nota.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou em nota que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados com a interrupção. “A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, diz a nota.

O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga, “O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.”