Política

MACquinho Niterói terá nova gestora moradora do Morro do Palácio

macquinho niteroi
MACquinho Niterói | Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (14), foi assinado um termo de colaboração que destina um orçamento anual para o Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa de Niterói, o MACquinho, inaugurado em 2008, localizado no Morro do Palácio no Ingá. De acordo com a prefeitura, o objetivo é impulsionar a cultura e economia da cidade de Niterói, descentralizando o investimento nestas áreas.

O MACquinho será conduzido por uma moradora da comunidade do Morro do Palácio. A atual subsecretária de Governo, Walkiria Nictheroy (PCdoB), será a nova gestora do equipamento municipal. A iniciativa visa fortalecer os laços entre a prefeitura, o centro cultural e a comunidade.

Localizados praticamente um em frente ao outro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e MACquinho, foram projetados por Oscar Niemeyer. O termo foi assinado em meio a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), em Niterói, para a assinatura de um protocolo de intenções entre o Município, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que visa fomentar o ecossistema de inovação em Niterói. A deputada Jandira Feghali (PCdoB) e o vereador Leonardo Giordano (PCdoB) também participaram da cerimônia.

“Eu não tenho nem palavras para o dia de hoje. Passou um filme na minha cabeça, desde que cheguei no Morro do Palácio até o momento dessa assinatura. Calma, eu vou explicar, e vocês vão entender a potência desse momento. Esse documento que a gente assinou é o Termo de Colaboração do Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa. É o início de uma nova história para o nosso MACquinho, que pela primeira vez terá uma gestora que também é moradora da comunidade que o abriga. E esse desafio eu aceitei de peito aberto, sorriso no rosto e uma vontade enorme de fazer pelos meus. Desde que acordei, eu só consigo pensar: é, tem dias que a favela vence. E hoje, meus queridos e minhas queridas, foi um desses dias. Fizemos história, todos nós, juntos. Obrigada pela confiança, Axel Grael. Obrigada por todo apoio, Rodrigo Neves e Rubia Secundino. Agradeço também a presença e testemunho da minha querida Dani Balbi e da grande Luciana Santos. Uma honra dividir esse momento com todos vocês.” disse Walkiria Nictheroy (PCdoB).

snapinsta.app 367706526 18233485360231708 5333867290079307832 n 1080
Walkiria Nictheroy assina o termo. | Foto: Rebeca Belchior