Notícias

Faculdade de Nutrição da UFF oferece atendimento gratuito à gestantes e lactantes de Niterói

UFF | Divulgação
UFF | Divulgação

No mês de agosto, duas das fases mais vitais da experiência humana – a gestação e a amamentação – se tornam foco através da campanha “Agosto Dourado”, que lança luz sobre a importância da nutrição materna, destacando como uma alimentação criteriosa desempenha papel fundamental no desenvolvimento saudável do bebê. Essa atitude de cuidado se faz ainda mais importante ao levar em consideração que a taxa de anemia entre as gestantes brasileiras está em 23%, segundo pesquisa da Universidade de Brasília.

Visando sanar essas e outras complicações gestacionais, foi criado o Ambulatório Nutricional e Integrativo à Maternidade (ANIMA) da Universidade Federal Fluminense, que proporciona apoio nutricional e integrativo à maternidade, tanto no período da gestação quanto na lactação, dando suporte às mães nesses processos e auxiliando a retornarem ao seu peso de forma saudável, sem comprometer a amamentação.

O ANIMA foi criado para atender uma demanda da sociedade, especialmente das gestantes e lactantes atendidas pelo SUS. O atendimento, realizado de forma gratuita, ocorre durante a gestação, e os integrantes do projeto analisam a história social e obstétrica, o estilo de vida, a alimentação e os exames laboratoriais, além de fazerem uma avaliação antropométrica completa para investigar o estado nutricional criar um planejamento dietético individualizado, com suplementação de nutrientes, caso necessário.

Já no acompanhamento pós-parto, o ambulatório orienta sobre todo o processo de amamentação, apoiando as mães com informações seguras para manter o aleitamento materno por maior tempo possível e orientam, também, no processo de desmame gradual. Por fim, o ANIMA realiza um planejamento dietético individual para suprir as demandas energéticas da lactação e para o alcance de um peso saudável sem comprometer a amamentação.

O atendimento ocorre online ou presencialmente. Quem estiver interessado, pode fazer o agendamento pelo link: https://minhaagendavirtual.com.br/animauff

  • Instagram: https://www.instagram.com/anima.uff/
  • Horário: Terça-feira, de 9h às 12h.
  • Endereço do local de atendimento: Faculdade de Nutrição da UFF, sala 807
  • Rua Mário Santos Braga, 30, Campus do Valonguinho, Centro – Niterói, RJ. CEP: 24020-150