Polícia

Guarda Municipal de Niterói detém homem acusado de pedofilia em ônibus

d4165842 3185 4763 aa6a 3b0a3fe40af6
Divulgação | CAT
O suspeito teria praticado importunação sexual contra uma criança de oito anos

Equipes da Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Municipal de Niterói, foram acionadas na tarde desta quinta-feira (10) para averiguar a denúncia de importunação sexual e pedofilia dentro do ônibus da linha 15, da Auto Viação Ingá. Os agentes conseguiram deter o homem de cerca de 40 anos que foi levado para a 76ªDP, no Centro da cidade.

A equipe da Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Municipal (CAT) de Niterói foi abordada pelo inspetor, Lucas Santos, da linha de transporte Peixoto, pertencente ao grupo Ingá, que comunicou um possível caso de importunação sexual contra uma criança. Rapidamente a equipe CAT direcionou-se até o ônibus e interceptou o possível autor.

Ao chegarem no ônibus que já estava parado na Avenida Amaral Peixoto quase esquina com Rio Branco, os Guardas Municipais se depararam com a mãe da menina de apenas oito ano, chorando muito. “Ela relatou que a filha e o outro filho passaram primeiro na roleta do ônibus e enquanto ela pagava a passagem, o acusado teria puxado a menina e colocado pênis para fora.” relatou a CAT.

A vítima e o possível autor, identificado como Jonathan prestaram depoimento. A mãe da criança registrou queixa de importunação sexual. Como o ônibus estava vazio e não houve testemunhas para o depoimento, o homem foi liberado e a policia vai investigar a situação e chamar novamente o acusado para depor após análises de câmeras.

“Temos esse papel enquanto cidadão, enquanto adultos responsáveis em proteger crianças e adolescentes. O que pedimos sempre à população é que toda vez que houver uma suspeita ou efetivamente perceba que a criança está sofrendo qualquer tipo de violência, deve denunciar para um dos números ou 190 ou 153. Os abusadores precisam saber que podem ser denunciados a qualquer momento e ter que responder a justiça pelo crime” explicou Paulo Brito, inspetor Geral da Guarda Municipal de Niterói.

ad467310 e9cd 4225 b38f 3a751a270a5a
Divulgação | CAT

Treinamento CAT

Para aprimorar o tipo de abordagem, ampliar o conhecimento, identificação e mediação de conflitos urbanos, a Coordenadoria de Ações Táticas (CAT), participa de treinamentos que incluem entre outras coisas, resistência na mata, rapel, utilização de equipamentos tecnológicos incluindo granadas não letais, estão sendo realizados em diversos pontos de Niterói e Rio de Janeiro.

O curso faz parte do Programa de Qualificação Permanente da Guarda, que está sendo implementado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da SEOP, para profissionalização, atualização permanente, ampliação e aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal, tanto na parte teórica como prática. Além de Integrantes da Coordenadoria de Ações Especiais o Batalhão de Choque, que é uma força especializada da Polícia Militar do Rio de Janeiro para atuar em situações críticas de forma tática, o corpo docente tem também a participação de médicos, psicólogos, bombeiros militares, integrantes da SAMU e do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAN).