Cidades

Grupo Águas do Brasil promove encontro do GRI Club em Niterói

fx6 0075
Divulgação

O Grupo Águas do Brasil promoveu, no dia 4 de agosto, o encontro do GRI Club, no município de Niterói. Realizado em um dos cartões postais da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o evento teve como tema “Avanços no saneamento do estado do Rio de Janeiro”. Além disso, contou com a presença de executivos das principais empresas e agências de saneamento do Brasil, destacando Niterói, cidade atendida pela Águas de Niterói – concessionária do Grupo Águas do Brasil -, como um case de sucesso da parceria entre o público e o privado no setor de saneamento.

O evento foi iniciado com um painel composto pela diretora de Relações Institucionais do Grupo, Marilene Ramos, pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, o diretor da Cedae, Aguinaldo Ballon, e o diretor da Agência Nacional das Águas (ANA), Felipe Sampaio. O debate destacou a jornada do município de Niterói em relação ao saneamento básico, assim como o papel das agências reguladoras, das instituições públicas e o modelo de parceria entre o público e o privado.

Marilene Ramos evidenciou que Niterói é um exemplo de que essa parceria dá certo. É possível ver a Praia de Icaraí com boa balneabilidade na maior parte do ano e o processo da revitalização do sistema lagunar de Niterói. Quando Águas de Niterói chegou no município, em 1999, a Região Oceânica passou a ser abastecida com água de qualidade em apenas dois anos.

Complementando, o prefeito Axel Grael falou sobre os resultados alcançados no saneamento de Niterói. “Há 23 anos, fizemos a concessão para a Águas de Niterói e a história da cidade mudou completamente. Antes da concessionária, a rede de esgoto era escassa, as praias estavam em um estado precário e a população sofria com a falta de água. Primeiramente, a Águas de Niterói universalizou o abastecimento de água em toda cidade. Com o esgoto, nós avançamos com estações modernas e tecnológicas, chegando a 95,5% do esgoto coletado, e continuamos trabalhando para alcançar 100%. Com isso, Niterói mostra que a parceria público-privada funciona”, reforçou o prefeito.

O presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, comentou sobre a importância do combate a perdas. Para ele, o objetivo da Cedae é chegar a um índice de perdas similar ao de Niterói. Por contar com uma concessionária madura e estruturada, e um forte programa de combate a perdas, o Água de Valor, Niterói alcançou um índice de perdas de água inferior a 25%, se consolidando como a 1ª posição do estado e a 4ª do país no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil. Antes da chegada da Águas de Niterói, cerca de 360 mil niteroienses eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada 481 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população.

O diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche, também esteve presente no encontro e reforçou o quanto esses debates são essenciais para a prática de saneamento. Para ele, a parceria entre as empresas privadas de saneamento, os governos estaduais e municipais, e também as agências reguladoras é fundamental para alcançar as metas de universalização dos serviços. O diretor destacou, ainda, a melhoria dos indicadores ambientais em áreas onde o Grupo atua, não só em Niterói, mas também na área de concessão de Águas de Juturnaíba, empresa que contribui diretamente para a melhoria da Lagoa de Araruama, que hoje conta com a volta de cavalos-marinhos.

O diretor-presidente da Rio+Saneamento – concessionária do Grupo Águas do Brasil -, Leonardo Righetto, destacou os resultados alcançados no primeiro ano da concessão, comemorado no dia 1º de agosto. O diretor-presidente elogiou a parceria da Cedae e o seu modelo de licitação, que já traz bons frutos para o estado do Rio de Janeiro e destacou que, hoje, cerca de 170 mil clientes da Rio+ são atendidos pela tarifa social, e a concessionária segue trabalhando para ampliar esse atendimento.

Na parte da tarde, os participantes visitaram duas iniciativas sustentáveis no município de Niterói. Primeiro, puderam conhecer pessoalmente os jardins filtrantes do Parque da Orla de Piratininga, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Niterói. Os jardins filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que deságuam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

Em seguida, foi realizada uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camboinhas, operada pela Águas de Niterói. A estação conta com um processo de tratamento de nível terciário que, além de remover 90% da carga orgânica, tem capacidade de retirar os compostos à base de nitrogênio e fósforo. Os convidados puderam ver pessoalmente como o esgoto chega in natura, todo o processo detalhado, e como o efluente tratado é devolvido para o corpo hídrico, atendendo todos os padrões de qualidade.