Notícias

Reitor da UFF exerce liderança entre as universidades do Rio de Janeiro

3b6f6744 5e0f 42e6 89e7 e839194ca601
Evento reuniu toda a comunidade universitária e autoridades públicas.

A posse do médico infectologista, Professor Roberto Medronho, como novo Reitor da UFRJ, a maior Universidade do país, na sexta feira, dia 04, reuniu no auditório do Centro de Tecnologia na Ilha do Fundão a alta cúpula dos responsáveis pela gestão universitária e da educação do Estado do Rio de Janeiro. Entre os presentes, a participação do Reitor da UFF, Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, expressou mais uma vez sua liderança no cenário da educação superior no Estado.

Entre as opiniões coletadas pelo cidadedeniteroi.com, alguns fatores corroboram para essa liderança, entre elas a representatividade da UFF no território fluminense, com base estabelecida em 13 municípios do Estado. Outra questão parece relacionada a performance da gestão liderada pelo Reitor da UFF nos momentos críticos da pandemia. Neste quesito, face as dificuldades relacionadas aos cortes de verbas nos anos 2020, 2021 e 2022, a busca por alternativas de investimento junto a empresas e as Prefeituras em diversas regiões do Estado se fez reconhecido nacionalmente.

Outro tema muito comentado nas rodas na cerimonia, coletado pelo cidadedeniteroi.com esteve relacionado as articulações para a criação do Fórum de Reitores das Instituições de Ensino Público Superior do Estado do Rio de Janeiro. Esta proposta, que conta com a articulação do Reitor da UFF e de outras lideranças de instituições universitárias objetiva fortalecer a realização de projetos comprometidos com a retomada do desenvolvimento econômico do Estado em setores para além do petróleo e gás. Neste quesito, uma das estratégias deverá ser o fortalecimento do território do estado do Rio de Janeiro como centro de futuros projetos de teses de mestrado e doutorado nas diferentes áreas do conhecimento em todas as universidades existentes no Estado. Articula-se a participação da Capes e do Instituto Pereira Passos em financiamentos e premiação dos melhores projetos e teses desenvolvidos.

Com isso, as universidades poderão desempenhar um papel de protagonismo na articulação de diferentes áreas do conhecimento comprometidas com um grande projeto de desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro.

Apresentar projetos de recuperação do Rio, fundamentados em diferentes seguimentos do setor industrial e de serviços, colaborando para desenvolvimento econômico de todo o Estado é um dos principais objetivos.

e6074e2c 57c4 42b4 8fe0 dfbae55df939
Posse do médico infectologista, Professor Roberto Medronho, como novo Reitor da UFRJ.