Notícias

Guarda Ambiental de Niterói controla incêndio em mata

whatsapp image 2023 08 04 at 17.26.11
Divulgação

Integrantes da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói conseguiram controlar um incêndio, na tarde deste sexta-feira (04), em uma área de preservação atrás do Horto do Fonseca, na Zona Norte. Durante mais de duas horas, eles utilizaram abafadores e sacos costais para fazer a contenção do fogo e evitar que as chamas se alastrassem. Equipes continuam fazendo o monitoramento da área.

“Atuamos no combate preventivo de pequenos focos e, como a equipe ambiental está acostumada com a mata, atuou utilizando abafadores e sacos costais, que são os equipamentos para este tipo de entrada em vegetação. A equipe agiu rápido e não foi necessário o acionamento dos bombeiros”, explicou Renato Macedo, coordenador da Guarda Ambiental.

O subinspetor alerta que em períodos de seca quando a probabilidade do fogo se alastrar é maior, a colaboração da população é fundamental. No local foram encontradas velas e materiais utilizados em práticas religiosas.

whatsapp image 2023 08 04 at 17.27.41
Divulgação
whatsapp image 2023 08 04 at 17.27.13
Divulgação

Principais dicas para evitar propagação do fogo:

  1. Não queime lixo e não deixe que outras pessoas façam o mesmo. A queima urbana é prática proibida por diversas leis, e o infrator pode responder a processo na justiça, podendo ser multado e até preso;
  2. Não solte balões, pois eles podem cair sobre residências, ferindo pessoas. Quando caem nas matas provocam queimadas que destroem toda vegetação e a vida animal que ali vive. Além de constituir crime ambiental, segundo a lei federal 9.605/98, que determina a detenção de um a três anos ou pagamento de multa para quem solta, fabrica, transporta ou vende balões, essa prática é extremamente nociva ao meio ambiente e à população;
  3. Não jogue ponta de cigarro aceso próximo à vegetação;
  4. Algumas práticas religiosas utilizam velas ou materiais que podem provocar um princípio de incêndio no ambiente. Sendo assim, assegure-se quanto ao risco no local e evite a propagação de incêndios.