Notícias

Niterói: A especulação sucessória municipal já começou

Arquivo
Arquivo

Começou o processo especulativo sobre a sucessão municipal. Nos bastidores tudo acontece na imaginação fértil da política. Quais os nomes falados no momento? Ulisses Guimarães costumava dizer que “nada na política é o que parece ser mas as vezes é mesmo.”

Axel Grael do PDT, com sua gestão exitosa, é o candidato natural do partido à reeleição, fato confirmado pelo ex-prefeito Rodrigo Neves, ao ser reconduzido à presidência do Diretório Municipal Pedetista, na convenção realizada recentemente. Axel dá o tom de sua administração com um pacote de obras como foram recentemente o início do Parque Orla e do Mercado Municipal.

Rodrigo Neves, também reconhecido como bom gestor, é o atual Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói e, com sua reeleição à presidência do diretório pedetista, elimina qualquer boato de que poderia sair do PDT. Seu nome também é anunciado como pré-candidato à sucessão como o padrinho político de Axel.

Já o ex-prefeito Jorge Roberto Silveira, que deixou um legado de autoestima da cidade, em quase duas décadas no comando da PMN, está no “disse-me-disse” com possível retorno à política. Licenciado pelo PDT, Jorge teria que se abrigar em outra sigla para seguir em frente nessa sua possível volta à disputa eleitoral.

É cedo para dizer que Jorge retorna à política municipal. No entanto, pode ser um sinal para frear esta especulação, a aproximação do seu ex-pupilo e ex-candidato a prefeito de Niterói, Felipe Peixoto, com o atual grupo político no poder na cidade.

Na área de aliados do Governo Municipal, temos também o vice-prefeito Paulo Bagueira, do Solidariedade, que começou sua trajetória PDT, em 1992, como suplente de vereador, se consolidou como uma das principais lideranças da cidade, como vereador, presidente da Casa Legislativa, deputado e vice-prefeito. Já Comte Bittencourt, presidente estadual do Cidadania, é uma liderança consolidada no Estado, foi secretário estadual e municipal de educação, vice-prefeito e o deputado com mais projetos na área da Educação. São duas lideranças que pesam e muito sobre qualquer situação política ou processo sucessório na cidade.

No outro braço da esquerda, aparece como pré-candidata pelo PT, a deputada estadual Verônica Lima, embora o partido esteja alinhado com o governo municipal e a deputada é apontada como responsável por uma forte secretaria na gestão de Axel Grael.

No outro extremo da esquerda, com sua expressiva votação, foi oficialmente lançada como pré-candidata a prefeita de Niterói pelo PSOL, a deputada federal Talíria Petrone.

Já na extrema direita, o nome mais forte e cotado é do deputado federal Jordy pelo PL, que também teve uma grande votação, mas a deputada federal Soraya Santos, também do PL pode entrar no páreo.

Neste jogo de xadrez, não se descarta às conjecturas que envolvem o governo federal com Lula (PT) e o governador Cláudio Castro (PL). Sobre o governador há vários indicadores como a aproximação com o prefeito de Niterói, Axel Grael e com seu adversário na última eleição estadual, Rodrigo Neves, pelo menos administrativamente.

O cenário no Estado muda pois Cláudio Castro não pode mais concorrer a outro mandato de governador do Rio de Janeiro. Ele tem várias opções de apoio e definições na sua possível disputa ao Senado: apoiar candidatos a prefeito e, em Niterói, entre outras alternativas, o nome da jovem liderança Bruno Lessa do PSD, seu Assessor Especial. Ainda há muita água a rolar.

Mário Sousa é jornalista e analista político

E mais…

Para onde?

E o governador Cláudio Castro do PL, que não pode mais concorrer à reeleição, vai pra onde no final de seu mandato? Buscar uma vaga pro Senado ou Deputado Federal?

Sumido

O ex-deputado estadual Comte Bittencourt, do partido Cidadania, considerado o parlamentar que mais aprovou projetos por uma educação pública de qualidade, anda sumido dos eventos da cidade. Seu foco tem sido o interior.

Medalha

A Irmã Irenita de Medeiros vai receber a Medalha José Clemente Pereira na Câmara de Niterói, por iniciativa do vereador Jhonatan Anjos. Homenagem merecida!

Homenagem

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro foi homenageado, entre outras entidades, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Niterói durante altiva solenidade pelos 50 anos do Instituto, que tem na presidência Matilde Carone Slaibi Conti.

Mercado Municipal

Batendo recorde de visitantes o Mercado Municipal, que já ultrapassou a 150 mil pessoas. Poderá se tornar em pouco tempo, o equipamento turístico mais visitado em Niterói, superando os três patrimônios mais procurados da cidade, o MAC, Parque da Cidade e Fortaleza de Santa Cruz.