Notícias

Saiba como usar o Aplicativo da Defesa Civil de Niterói

aplicativo defesa civil niteroi
Aplicativo Defesa Civil Niterói | Divulgação

O aplicativo Alerta DCNit da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia da Prefeitura de Niterói foi destaque nas publicações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Governo Federal. Neste sábado, uma publicação trouxe a ferramenta como modelo de tecnologia de baixo custo para redução de riscos. O software fornece informações como previsão do tempo, registro de chuvas, alertas, localização de sirenes e pontos de apoio e já é utilizado por cerca de 95 mil pessoas.

A publicação está nas redes sociais da Sedec, no link https://www.instagram.com/p/CvSSOuFMlRF/. Segundo o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, o auxílio de tecnologias ajuda a prevenir situações de risco.

“O foco atual da gestão municipal está em metas inovadoras e disruptivas com foco em tecnologia e participação popular no processo de resiliência para evitar novos desastres como já ocorridos. Também entendemos que é de extrema importância poder contribuir para o desenvolvimento de políticas de defesa civil de outros municípios a partir de nossos exemplos de Boas Práticas. São projetos bem estruturados e que refletem nosso compromisso com o bem-estar do cidadão niteroiense”, diz o secretário.

Em junho deste ano, o secretário também participou, junto com outros especialistas, de uma transmissão ao vivo (https://www.youtube.com/watch?v=0aqyYexaqLs) no canal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com alcance em municípios do território nacional, que abordou o uso de tecnologias de baixo custo para redução de riscos. O secretário apresentou o Alerta DCNit e falou sobre as características e benefícios do aplicativo.

Em 2022, a Defesa Civil de Niterói participou de uma campanha ligada à Sedec e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que tinha como foco a apresentação de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. O objetivo era premiar iniciativas de destaque no contexto nacional com relevância para o aumento da resiliência e de replicabilidade, para que pudessem integrar o Banco de Boas Práticas em Defesa Civil.

Niterói emplacou 3 projetos que tinham propostas de inovação, tecnologia e participação cidadã nos processos de defesa civil. Eles passaram a fazer parte do banco de Boas Práticas do Governo Federal e podem ser acessados pelos gestores de defesa civil de todo país para que, baseados na potencialidade dos mesmos, apoiem o desenvolvimento das políticas de resiliência municipal em nosso país”, destaca Walace.

O aplicativo Alerta DCNit e o Sistema de Visualização Integrada de Dados e Alertas (SVIDA) foram selecionadas no eixo de Monitoramento e Alerta. O Seminário de Educação Continuada do órgão niteroiense foi selecionado em Iniciativas para as Comunidades. As iniciativas foram reconhecidas pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) 84 “Boas Práticas”, através de edital por apresentarem resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.

Para baixar o Alerta DCNit, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (google play ou apple store) e selecionar o programa. O aplicativo também mostra a localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema do Alerta DCNIT conta com um botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.