Polícia

Exposição com fotos de mulheres negras foi vandalizada e destruída em Niterói

02901920912
Vídeo abaixo

Uma mostra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha sofreu um ato de vandalismo em Niterói. As fotografias da exposição estavam expostas nas colunas dos prédios da movimentada Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade. (Vídeo abaixo)

Ao todo, 23 registros capturados pela talentosa fotógrafa Lilo Oliveira foram rasgados e arrancados nesta madrugada. A Prefeitura de Niterói prontamente registrou o caso na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

bea 0662
Foto: Bruno Alves

“Hoje era para ser um dia apenas de festa, mas infelizmente um caso de racismo ocorreu no Centro de Niterói. No dia 25 de julho, última terça-feira, Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a Prefeitura de Niterói, através da Coordenadoria de Mulheres e da Fundação de Arte, lançou a exposição “Presença D’Elas: a potência da mulher preta”, com o propósito de destacar em arte, a luta antirracista, por meio da valorização da beleza da mulher negra. Seus rostos estavam estampados na Av. Amaral Peixoto, no centro da cidade. Uma exaltação a mulheres reais, fortes e que contam a história dos seus antepassados e escrevem uma nova história no cotidiano. Na madrugada a exposição foi vandalizada e destruída. A segunda vez desde o lançamento. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, acompanhada da Secretaria de Direitos Humanos, Nadine Borges, estão juntas na DECRADI registrar ocorrência. Durante os últimos meses, outra exposição ficou ali estampada, nas mesmas colunas, permanecendo intacta! O que aconteceu nas últimas 72h não é um caso isolado. É racismo! É uma tentativa de silenciar, a história dessas mulheres e apagar a sua beleza. Um crime não só à arte ou ao patrimônio público, um crime motivado por racismo. Não aceitaremos! A exposição será renovada, e o rosto de cada mulher continuará estampado pelas ruas de nossa cidade. O Racismo e o sexismo não passarão!” se pronunciou a prefeitura de Niterói.