Notícias

Niterói perde João Galindo aos 90 anos

362934481 839287060891495 6149088923386739193 n
João José Ribeiro Galindo | Reprodução

Faleceu nesta quarta-feira (26) João José Ribeiro Galindo, aos 90 anos de idade, no Hospital Icaraí. Segundo informações da família, Galindo nos deixou devido a causas naturais, sem passar por qualquer sofrimento.

Nascido em Angra dos Reis, Galindo trilhou uma sólida trajetória política ao longo de sua vida. Durante o período de 1966 a 1970, ele ocupou o cargo de secretário de educação do governador Geremias Fontes. Nessa posição, Galindo foi responsável pela criação do inovador Centro Integrado de Educação de Angra dos Reis (Cinear), cujo modelo serviu de inspiração para o lançamento do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) durante o governo de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994).

Além de suas inúmeras conquistas em prol do estado, Galindo também desempenhou um papel fundamental na construção do prestigiado Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), localizado em São Domingos, Niterói.

Com uma carreira política sólida e repleta de realizações, João José Ribeiro Galindo deixa um legado indelével para a educação e para a sociedade como um todo. Sua partida é uma perda irreparável, mas sua memória e contribuições continuarão a inspirar e guiar gerações futuras.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lamentou a perda “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de João José Ribeiro Galindo. Tenho um imenso carinho pela família Galindo. João Galindo tinha espírito público e se destacou na história política da nossa cidade. Deixa um legado para as futuras gerações de Niterói. Minhas condolências aos amigos e familiares.”

O secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves, também se pronunciou sobre a morte de Galindo, “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do querido João José Galindo, pai do ex vereador Gegê Galindo. João se formou na Faculdade de Direito da UFF, foi deputado estadual e secretário de Estado. Uma pessoa de bom astral e lembro de boas conversas que tive com ele. Um legado de bons serviços prestados a Niterói e ao Estado. Minhas condolências aos amigos e familiares.”