Cidades

Niterói lança consulta pública pelo Colab sobre Assistência Social

niterói digital 0334 (2)
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Niterói lançou uma consulta pública sobre Assistência Social pelo aplicativo Colab para ouvir os cidadãos que não puderam participar das pré-conferências presenciais que aconteceram antes do evento. Essa é a primeira vez que esse tipo de consulta, que funciona como pré-conferência, acontece pelo Colab na cidade. A pesquisa antecede a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá no dia 1º de agosto, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferência tem como objetivo definir propostas e eleger delegados para a etapa estadual e nacional.

Os interessados devem acessar o link https://consultas.colab.re/14ConferenciaSmases e preencher o formulário, que conta com um questionário com cinco perguntas. Na consulta, que ficará aberta até o próximo dia 31, são abordados temas como o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e incentivo fiscal para que empresas privadas possam fazer doações ao FMAS, Residência Inclusiva e Moeda Arariboia. O foco é a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, pontua que o debate é importante para construção de políticas públicas. “A retomada das conferências traz de volta a população para o centro do debate das políticas públicas. É fundamental a participação dos usuários e dos servidores para a construção de um Sistema Único da Assistência Social (SUAS) cada vez mais fortalecido”, destaca o secretário.

Foram realizadas cinco pré-conferências, uma cada região da cidade, organizados pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária.