Cidades

Niterói ganha Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau

img 1122
Foto: Leonardo Simplício

A Região Oceânica ganhou, neste sábado (22), mais um espaço de lazer e convivência. A Prefeitura de Niterói inaugurou o Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau, que faz parte do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis. O espaço conta com infraestrutura para receber moradores e visitantes com duas quadras (uma poliesportiva e outra de futebol), vestiário, banheiros, ilha de ginástica para terceira idade, parque infantil, mesas e cadeiras e um mirante com vista panorâmica em 360º da Lagoa de Piratininga.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o Centro de Esporte e Lazer da Ilha do Tibau será um espaço que vai unir a prática esportiva, educação ambiental, lazer e recreação, não só para moradores da região, mas para incentivar a vocação turística de Niterói.

“É uma felicidade muito grande esse momento de entrega de mais uma parte do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis. Obras como essa são fundamentais para qualidade de vida de quem mora aqui na região, mas também para a recuperação da Lagoa de Piratininga. E nosso objetivo é fazer uma cidade sustentável, pensando tanto no meio ambiente quanto nas pessoas que vivem em Niterói. E cada dia mais estamos avançando para alcançar esse objetivo: fazer de Niterói uma referência em sustentabilidade urbana”, afirmou o prefeito.

A coordenadora do Pro Sustentável, Dionê Marinho Castro, lembra que as obras começaram há cerca de um ano e que todo o projeto foi intensamente discutido com os moradores. “Tudo isso que está sendo feito no entorno da Lagoa de Piratininga tem o grande objetivo de recuperá-la e dar uma melhor qualidade de vida aos moradores do entorno e à toda a população da cidade, oferecendo equipamentos de esporte e lazer. Foi um projeto intensamente discutido com a população, que fez várias sugestões para aprimorar o espaço. Temos muito trabalho pela frente e a certeza de que tem muito mais coisa boa para vir por aí”, ressaltou.

O secretário da Administração Regional da Região Oceânica, Binho Guimarães, lembrou que o novo espaço na Ilha do Tibau faz parte da estratégia municipal de recuperação da Lagoa de Piratininga.

“Hoje é um dia para comemorar e estamos muito felizes por entregar esse presente para a população da Região Oceânica. O Tibau vem sofrendo uma grande transformação, com obras de urbanização e drenagem, e agora seus moradores ganham um espaço de lazer e convivência com essa qualidade, construído sempre através de muito diálogo com os moradores, como deve trabalhar a administração pública”.

A solenidade contou ainda com a presença dos secretários de Obra e Infraestrutura, Vicente Temperini, de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Bastos, além de vereadores e líderes comunitários da região.

O espaço da Ilha do Tibau faz parte do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), o maior projeto em desenvolvimento no país a utilizar Soluções baseadas na Natureza (SbN). Todas as melhorias foram feitas com participação dos moradores, que foram ouvidos pela equipe do Programa Região Oceânica Sustentável (Pro Sustentável), responsável pelas obras do POP.

bea 0049
Foto: Bruno Eduardo Alves
bea 9430
Foto: Bruno Eduardo Alves
bea 9415 (1)
Foto: Bruno Eduardo Alves
bea 0081
Foto: Bruno Eduardo Alves

A ilha

A Ilha do Tibau fica no Jardim Imbuí, bairro da Região Oceânica. O nome é uma referência ao restaurante do Tibau, pertencente à família Tibau, que está entre os primeiros moradores da região. No passado, a ilhota chegou a abrigar apenas um pequeno campo de futebol utilizado pela população e o acesso era feito por meio de ponte, construída pelos próprios moradores.

Em 2013, com a dragagem de alguns trechos da Lagoa de Piratininga por parte do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), esta pequena ilha artificial foi utilizada como bota-fora do material. Com o assoreamento e acúmulo de sedimentos, seu perímetro foi aumentando ao longo do tempo e pouco a pouco foi colonizada por vegetação de leucenas, uma espécie de árvore exótica-invasora, originária da América Central, que inibe o crescimento das espécies de mata atlântica e de mangue.

O POP

Maior projeto em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN), o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) já mostra resultados mesmo antes mesmo de estar totalmente pronto e acumula prêmios internacionais. Com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, as obras POP estão entrando na fase final. O primeiro sistema de jardins filtrantes já foi concluído e entrou em operação em setembro de 2022. Os outros dois sistemas estarão em funcionamento nos próximos meses.

Agrupamentos de plantas aquáticas que fazem a filtragem das águas poluídas, os jardins filtrantes limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Tudo sem uso de produtos químicos ou consumo de energia.