Cidades

Niterói é uma das cidades que mais reduziu perdas na distribuição de água

cco 3
Divulgação

O município de Niterói foi destaque no estudo “Desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência no saneamento básico no Brasil”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2023, pela sua evolução em relação a perdas na distribuição de água. O índice, que em 2017 era de mais de 32%, chegou a menos de 25% em 2021.

Esse resultado foi alcançado graças a um extenso programa de combate à perda, o Água de Valor, realizado pela concessionária Águas de Niterói. O programa visa a aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, além de melhorar a medição e o controle para que se possa garantir as necessidades de abastecimento de água da população atual sem prejudicar a garantia desse direito às gerações futuras.

Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada 481 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população.