Região dos Lagos

Prefeito de Cabo Frio morre aos 78 anos

jose bonifacio cabo frio 2
José Bonifácio | Divulgação

A Prefeitura de Cabo Frio, Região dos Lagos, confirmou na manhã desta segunda-feira (17), a morte do prefeito José Bonifácio, aos 78 anos. “É com profundo pesar, que a Prefeitura de Cabo Frio informa o falecimento do prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino, aos 78 anos. O chefe do Executivo cabo-friense lutava contra um câncer e faleceu na madrugada dessa segunda-feira (17). O velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel.”

José Bonifácio lutava contra um câncer no fígado e chegou a ficar 10 dias no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). Durante sua permanência, a equipe médica cuidou de sua nutrição, visando combater os efeitos colaterais provenientes das sessões de quimioterapia. Bonifácio recebeu alta no dia 10 de julho.

Bonifácio iniciou a primeira etapa do seu tratamento contra a doença que afetou o seu pâncreas durante os anos de 2018 e 2019. Em dezembro de 2019, ele concedeu uma entrevista emocionante, compartilhando a notícia da sua cura naquele momento. Infelizmente, o destino lhe reservou mais uma batalha, e ele teve que retomar a quimioterapia para enfrentar um câncer no fígado. Em julho de 2021 e abril de 2022, José Bonifácio precisou se afastar para realizar a cirurgia de remoção de um nódulo no órgão.

Pedido de licença

Na semana passsada, a Prefeitura de Cabo Frio informou que o prefeito José Bonifácio havia entrado com pedido de licença médica junto à Câmara Municipal, na tarde da última sexta-feira (14), para dar prosseguimento ao seu tratamento de saúde.

Sendo assim, a posse da vice-prefeita Magdala Furtado foi convocada para esta segunda-feira (17), às 10h, na sede do Legislativo municipal. Com a morte do prefeito, Magdala Furtado deve tomar posse como prefeita nesta terça-feira (18). O prefeito José Bonifácio havia determinado a disponibilidade total de todos os secretários para garantir o devido processo de transição de governo.

Trajetória

José Bonifácio Ferreira Novellino, também conhecido pelo apelido “Zé” ou “Zezinho”, nascido em Cabo Frio, em 14 de maio de 1945, foi um economista e político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Formado em Economia pela UFF, foi vereador e prefeito de Cabo Frio em três vezes: entre 1977 e 1983, 1993 e 1996 e também entre 2021 e 2023. Também foi deputado estadual entre 1993 e 1996.

É também ex-presidente do PROCON-RJ e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), foi ainda diretor-geral do Departamento das Municipalidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vice-prefeito de Arraial do Cabo, secretário municipal de Saúde em Arraial do Cabo, gerente regional da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ), superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor na Secretaria de Estado da Casa Civil e secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do estado do Rio de Janeiro em 2014.

Foi vice-presidente do Diretório Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio de Janeiro.