Política

Secretária das Culturas de Niterói é destaque em Brasília

img 20230714 wa0082
Na foto: Júlia Pacheco, Roberta Martins, Margareth Menezes, Eliane Parreiras e Ana Castro.
Nova gestão se reuniu com a ministra Margareth Menezes para debater os rumos do setor

Na última quarta-feira, 12, a secretária das Culturas de Niterói Júlia Pacheco foi eleita vice-presidenta da frente Nacional de Secretários e de Dirigentes de Cultura das Capitais e Municípios Associados, no Fórum das Culturas, em Brasília. A votação foi realizada pelos membros do fórum junto à frente Nacional dos Prefeitos para eleger a nova direção. Após a eleição, a comissão formada definiu as principais pautas da gestão e se reuniu com a ministra da Cultura Margareth Menezes a fim de apresentar e de debater os novos caminhos do setor.

Na ocasião, foram debatidas pautas importantes da cultura no país, como o marco regulatório do incentivo à cultura e o impacto da Reforma Tributária no fomento indireto ao setor. Além disso, a “Lei Paulo Gustavo” e a “Lei Aldir Blanc 2”, ambas com objetivo do auxílio financeiro a artistas e produtores culturais, foram temas do fórum.

“Ser eleita vice-presidenta da frente Nacional dos Secretários Municipais é de grande importância e orgulho para Niterói. É a confirmação de que nosso trabalho na Secretaria está sendo visto como referência nacional, através dos editais de fomento ao setor e das nossas ações. Vamos continuar nessa via de fortalecer os movimentos culturais da cidade e de possibilitar o acesso à cultura a toda população.”, disse Júlia Pacheco.

No fórum, destacou-se também o papel e o compromisso que cada cidade desempenha na cultura, sendo esta um espaço de criação, de preservação e de interação cultural, pontos esses fundamentais para a construção da identidade brasileira e para o fortalecimento da diversidade cultural do país.