Tecnologia

Plataforma Urbana Digital será reaberta em Niterói

img 9162
Foto: Alex Ramos
Projeto disponibiliza capacitação gratuita nas áreas de informática e tecnologia para crianças e jovens. Aulas começam no próximo dia 29

A Prefeitura de Niterói retomou as atividades da Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca. A Plataforma disponibiliza capacitação gratuita nas áreas de informática e tecnologia. São 300 vagas abertas para crianças e jovens, a partir de 7 anos. As inscrições estão abertas pelo site https://plataformadigital.niteroi.br ou de forma presencial, na PUD Engenhoca.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, comemora a reabertura da plataforma da Engenhoca. “Esse equipamento público que tanto contribuiu no passado para a formação de crianças e jovens, voltará, de forma ainda mais inovadora, a proporcionar letramento digital e formação na área de tecnologia, visando apoiar a inserção desses jovens em um mercado de trabalho forte, que tanto representa para a cidade. É muito importante que os cidadãos niteroienses estejam integrados e sejam protagonistas de mudanças na área da tecnologia nessa cidade inteligente, humana e sustentável que queremos”, disse a secretária.

As inscrições estão abertas para os cursos “Crie sua animação com Scratch”, “Visita e ambientação na Plataforma Maker”, “Informática Básica I, II e III”, “Crie seu Gibi – Sustentabilidade”, “Robótica Sustentável”, “Crie seu QRcode”, “Pensando Lógica com Osmo e outros jogos”, “Montagem e Manutenção de Computadores”.

img 9018
Foto: Alex Ramos

As aulas na PUD Engenhoca foram suspensas em abril do ano passado para que o programa pudesse passar por uma reformulação. De acordo com a secretária, entre as mudanças que serão percebidas a partir desta reabertura, está a ampliação das áreas dos cursos ofertados. “A partir dos próximos meses, entre julho e agosto, já passamos a oferecer novos cursos profissionalizantes, como os das áreas de marketing digital, computação em nuvem e ênfase na área gamer.”, completa.

Inaugurada em abril de 2018, a Plataforma Digital contribui para a formação profissional e inclusão econômica. A Plataforma é um equipamento público com a finalidade de oferecer oportunidades, principalmente, focadas no universo tecnológico, digital, criativo e de inovação para toda população.

img 9131
Foto: Alex Ramos

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos objetivos do projeto é que os moradores da Engenhoca reconheçam esse equipamento público como um espaço de aprendizado, de troca, e que promove o acesso ao conhecimento, à ciência, à tecnologia e à inovação, para todos. A proposta da Plataforma Urbana Digital é capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho contemporâneo e para a transformação digital que se desenrola não só na cidade, mas como em todo o país.

Além da PUD da Engenhoca, a Prefeitura está ampliando o projeto com mais uma unidade no Viradouro, ainda sem data para ser inaugurada.

Plataforma Urbana Digital – É um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. A PUD oferece cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, promove atividades com jogos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas e outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital e maker. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), propondo um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.

  • Cursos oferecidos PUD – Engenhoca
  • “Crie sua animação com Scratch” – 30 vagas
    Horário: 10 às 12 horas
  • “Visita e ambientação na Plataforma Maker”- 10 vagas
    Horário: 10 às 12 horas e 17h às 19h
  • “Informática Básica I, II e III” – 30 vagas
    Horário: 10 às 12 horas
  • “Crie seu Gibi – Tema Sustentabilidade” – 30 vagas
    Horário: 14h às 16h
  • “Robótica Sustentável” – 30 vagas
    Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
  • “Crie seu QRcode” – 30 vagas
    Horário: 10h às 12h
  • “Pensando Lógica com Osmo e outros jogos” – 30 vagas
    Horário: 14h às 16h
  • “Montagem e manutenção de Computadores” – 30 vagas
    Horário: 17h às 19h
  • Oficinas de programação – crianças a partir de 7 anos
    Demais atividades – a partir de 14 anos

Inscrições abertas em https://plataformadigital.niteroi.br ou presencial na PUD Engenhoca (Praça Vereador José Vicente Socerto, 618 – Engenhoca)