Previsão do Tempo

Na estreia do inverno, Niterói tem dia mais frio do ano

Foto: Arquivo | Termômetro marca 10º em Pendotiba
Foto: Arquivo | Termômetro marca 10º em Pendotiba

No dia em que começa o inverno, nesta quarta-feira (21), a cidade de Niterói registrou 14,7°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação nos acompanhará pelos próximos três meses até o seu término em 23 de setembro, quando daremos as boas-vindas à primavera.

O inverno chegou na manhã desta quarta-feira às 11:57h, e hoje também foi registrada a menor temperatura do ano até agora, na cidade de Niterói, que ocorreu às 7 horas da manhã na estação meteorológica do Barreto (INMET) e foi de 14,7°C. Na região Sudeste, nos meses referentes ao inverno, há uma frequência maior de passagens de Frentes Frias, que podem trazer chuva ao continente e queda de temperatura, como consequência da massa de ar frio que segue esses sistemas. A estação também é marcada por noites mais longas e dias mais curtos devido a menor incidência de raios solares, e por ocorrências de inversões térmicas, que causam névoas e nevoeiros principalmente nos períodos de madrugada e manhã.

De forma geral, a estação se caracteriza por temperaturas mais baixas, menor quantidade de chuva e consequentemente, ar mais seco, o que facilita a ocorrência de incêndios e queimadas, por isso fique atento nesse período e não coloque fogo em lixo, não solte balões, não jogue guimba de cigarro aceso próximo à vegetação. Ajude a preservar as áreas verdes da nossa cidade.

Previsão

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, entre esta quarta-feira (21/06) e a sexta-feira (23/06), o tempo permanecerá estável na cidade de Niterói por conta de um sistema de alta pressão que atua sobre o município. O céu estará predominantemente claro e não há previsão de chuva para esses dias. As temperaturas permanecerão estáveis e os ventos fracos a moderados.