Política

Washington Reis quer criar ligação entre Niterói e Praça XV

Vídeo abaixo
Vídeo abaixo

O Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), juntamente com o deputado e vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Rosenverg Reis (MDB), está em uma viagem oficial à Dinamarca, onde troca experiências e conhecimento sobre o sistema de transportes e mobilidade urbana do país. (Vídeo abaixo)

Ontem pela manhã, estiveram na ponte de Öresund, que tem 16 quilômetros de extensão, incluindo o trecho de ponte estaiada e o túnel submarino. Ela cruza o mar Báltico e liga Copenhague, na Dinamarca, a Malmö, na Suécia. A estrutura atende o fluxo de veículos e de trens. A parte superior é uma autoestrada pavimentada com concreto e destinada ao tráfego rodoviário, ao longo de suas 6 pistas – quatro para a circulação de carros, motocicletas e caminhões e duas que só são liberadas em situação de emergência. A parte inferior da ponte atende duas vias férreas.

O túnel submarino acoplado à ponte percorre 4 quilômetros debaixo do mar Báltico. Já o tabuleiro da ponte tem 8 quilômetros, sendo um quilômetro suspenso pelos estais. O vão central mede 490 metros, com altura de 57 metros acima do nível do mar, para possibilitar o tráfego marítimo. As torres que sustentam os estais estão a 240 metros de altura, equivalente a um edifício com mais de 60 andares. O projeto complexo ainda exigiu a construção de uma ilha com 4 km².

Reis quer trazer o mesmo modelo para realizar a integração entre Niterói e Praça XV. “Agradeço ao governador Cláudio Castro, que, me confiou esta grande missão, e determinou a busca por alternativas para ligar Niterói à Praça XV. Estamos trabalhando incansavelmente para levar o que há de melhor para o Estado do Rio de Janeiro, ajudando a melhorar a vida da população. Vamos juntos!” disse Washington Reis.