Polícia

Criminosos invadem condomínio e fazem seis moradores reféns por 12 horas em Niterói

Dupla de bandidos após assalto em condomínio em Niterói | Reprodução
Dupla de bandidos após assalto em condomínio em Niterói | Reprodução

Na última terça-feira, um condomínio de casas e sítios em Niterói foi alvo de uma invasão criminosa que durou cerca de 12 horas. Seis pessoas foram mantidas reféns pelos bandidos armados, que ameaçaram de morte uma professora e cinco vizinhos. Durante o assalto, um dos reféns foi obrigado a preparar lanches para os criminosos, enquanto pelo menos duas vítimas foram forçadas a realizar transferências eletrônicas de dinheiro para uma conta desconhecida. Os assaltantes ainda tentaram subtrair imagens de um circuito interno de segurança antes de fugir. Um dos reféns acabou sendo baleado durante a ação e está internado em um hospital de Niterói. As vítimas aproveitaram a confusão para fugir e pedir ajuda à polícia.

Os criminosos deixaram o local por volta das 10h da manhã de quarta-feira, logo após realizarem duas transferências bancárias. Antes de partir, um dos assaltantes solicitou ser conduzido a uma área do condomínio onde as câmeras de segurança monitoravam o movimento dos residentes. Enquanto uma das vítimas abria o portão da residência, o assaltante disparou duas vezes, atingindo um dos moradores. Diante da confusão, os dois bandidos fugiram, permitindo que as outras cinco vítimas buscassem refúgio em uma mata próxima, de onde acionaram imediatamente a polícia.

O condomínio, localizado no bairro Muriqui, Região Leste de Niterói, que abriga sítios e casas não conta com uma guarita ou portaria, o que facilitou a ação criminosa de dois assaltantes. O caso foi registrado na 79ªDP (Jurujuba) e imagens de câmeras de segurança serão enviadas para ajudar na identificação dos autores do assalto. A Polícia Militar informou que o 12ºBPM (Niterói) tem empregado roteiros de ronda na região e que houve queda no registro de roubo de rua na área patrulhada pelo batalhão, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Abaixo, a nota enviada pela PM.

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na terça-feira (30/05), policiais militares do 12ºBPM (Niterói) foram verificar ocorrência no bairro Muriqui, no município de Niterói. No local, foi relatado que ocorreu um roubo no interior de residência e a equipe policial prestou auxílio socorrendo uma pessoa ferida para unidade de saúde. Não houve prisões relacionadas. Ocorrência encaminhada para a 79ª DP. O 12ºBPM (Niterói) emprega roteiros de rondas no bairro Pendotiba, no município de Niterói, visando prevenir e coibir delitos nesta região.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve redução de 20,3% no indicador estratégico de roubo de rua na área de policiamento do batalhão quando comparados os meses de abril de 2023 e abril de 2022. Cabe informar também que o batalhão e outros órgãos públicos se reúnem no Conselho Comunitário de Segurança e a população pode participar contribuindo neste espaço para diálogo com as instituições.A Corporação ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias sobre tais práticas – o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 – ou, para casos urgentes, realize o acionamento de nossas equipes através da Central ou App 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.”