Cidades

Prefeitura de Niterói anuncia melhorias para Pendotiba

Estrada Caetano Monteiro | Arquivo | Foto: Leonardo Simplício
Estrada Caetano Monteiro | Arquivo | Foto: Leonardo Simplício
Intervenções na Rua Portugal e iluminação de LED em algumas localidades foram anunciadas na abertura do Prefeitura Móvel, ação que acontece até sexta-feira na Praça do Largo da Batalha

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou nesta segunda-feira (29) uma série de melhorias para a Região de Pendotiba. Além das obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas da Rua Portugal, em Maria Paula, as comunidades do Viradouro, Sítio Ferro, Cantagalo e Igrejinha ganharão nova iluminação com lâmpadas de LED, mais eficientes do que as em funcionamento atualmente. Grael confirmou, ainda, a construção de uma sede para a Administração Regional do Largo da Batalha, na praça Levi Francisco da Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha).

Os anúncios foram feitos durante o Prefeitura Móvel, ação itinerante que leva serviços da Prefeitura de Niterói para diversas regiões da cidade. De segunda até sexta-feira, o projeto atende moradores de Pendotiba, na Praça do Largo da Batalha, das 9h às 17h. O prefeito Axel Grael e vários secretários informaram que vão se revezar no gabinete provisório montado no local até o fim da semana, onde vão receber a população e vistoriar as obras em andamento nos diversos bairros da região. “A Prefeitura Móvel é uma política pública, que começou quando o Rodrigo Neves era prefeito, em que levamos a Prefeitura para perto das pessoas. Muita gente me aborda na rua pedindo agendas, dizendo que tem ideias e a gente nem sempre consegue atender a todos. Eu e os secretários do meu governo estaremos aqui no Largo da Batalha nesta semana para ouvir o cidadão. Essa é a oportunidade que temos de estar mais próximo das pessoas e de conhecer cada uma das prioridades que a gente ainda precisa atender. Nosso objetivo é aproximar a Prefeitura da população e melhorar o que temos que melhorar”, afirmou o prefeito.

Fotos: Lucas Benevides

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou que muitas obras já foram feitas na Região de Pendotiba e que os trabalhos vão continuar avançando para trazer mais dignidade à população que mora e trabalha na área. “A Policlínica do Largo da Batalha estava fechada. As pessoas daqui e de Pendotiba eram atendidas em contêiner. Fizemos uma grande obra em 2013 e reabrimos a policlínica. O trânsito do Largo da Batalha era muito ruim, e a gente tirou do papel o projeto do túnel Charitas-Cafubá em dois anos. Não havia vagas em creche no Matapaca e nós construímos lá a Unidade Municipal de Educação Infantil Eduardo Campos, que atende hoje centenas de crianças no bairro. Fizemos a Unidade de Tratamento de Esgoto de Pendotiba e do Sapê. Fizemos adutora de 3 milhões de litros de água em Pendotiba, que resolveu um problema histórico do Caranguejo. Fora as obras de contenção de encostas que fizemos e que o Axel agora está ampliando. Largo da Batalha e Pendotiba merecem essas melhorias”, detalhou o ex-prefeito.

Serviços em um só lugar

Além de atendimento à população sobre dúvidas ou demandas, o Prefeitura Móvel também oferece serviços relacionados ao Procon com distribuição da cartilha de direitos do consumidor. No local, também é possível ter acesso aos serviços de saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, testes IST, testes de Covid-19 e distribuição de preservativos e de kits de saúde bucal.

Participam do projeto as secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Defesa Civil (SMDCG), Obras (SMO), Educação (SME), Saúde (FMS), Fazenda (SMF), Ordem Pública (SEOP), Desenvolvimento Econômico (Seden), Participação Social (Sempas), Culturas (SMC), Governo (Semug), Meio Ambiente (SMARH), Habitação (SMHRF), Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT), Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Casa do Empreendedor e Defesa do Consumidor (Procon).

Para o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio, o projeto é fundamental e muito aguardado por moradores de vários bairros. “O Prefeitura Móvel é um importante instrumento de participação popular. A população está aqui, opinando, acompanhando, ajudando a formar as políticas. Essa será uma semana de muito trabalho, precisamos que a população venha para poder ajudar o nosso governo, para a cada dia mais fazermos uma cidade melhor para viver e ser feliz”, disse.

Também participaram da abertura do Prefeitura Móvel o vice-prefeito, Paulo Bagueira, os secretários de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; de Educação, Bira Marques, de Obras, Vicente Temperini, de Saúde, Anamaria Scheneider; de Defesa Civil, Coronel Walace Medeiros; de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira; de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, além do deputado estadual Vitor Junior e dos vereadores Anderson Pipico, Beto da Pipa e José Adriano Folha.