Cultura

Niterói vai ganhar primeira ilha museu do Brasil

Ilha da Boa Viagem | Fotos: Alex Ramos
Ilha da Boa Viagem | Fotos: Alex Ramos

A cidade de Niterói vai ganhar a primeira ilha museu do país, com experiências interativas desde a entrada no local, criando um conceito de museu a céu aberto com várias atrações.  

O projeto é uma parceria com a Unesco e está sendo desenvolvido na ilha de Boa Viagem, com finalização prevista até o mês de agosto. O investimento é de R$ 5,5 milhões e o objetivo é levar diversos tipos de eventos e exposições para o espaço, aproveitando o potencial turístico da ilha.

Ilha da Boa Viagem | Fotos: Alex Ramos

Conectada ao continente por uma ponte de concreto, destacam-se como atrações de Boa Viagem edificações construídas no alto de uma escada de 127 degraus, o que torna o local um destino curioso e com diversos tipos de vistas.

Entre as modificações realizadas para o projeto estão a reforma da capela da ilha, um de seus principais pontos turísticos, localizada no ponto mais elevado do local. O serviço de conservação e restauro incluiu adequação da instalação elétrica, colocação de ar-condicionado dentro da capela, nova iluminação e instalação de banheiros.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, explica como vai funcionar a visitação da ilha. “Nós teremos guias que darão toda a explicação sobre cada um daqueles equipamentos. Nós temos ali um fortim muito antigo, que fazia parte da estrutura de proteção militar da Baía de Guanabara. Temos ali a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e temos um prédio que é conhecido como castelo, que abrigará o Museu do Homem na Guanabara”.

Ele também explica que o objetivo é investir no turismo na cidade como um todo. “Nós estamos preparando a cidade de Niterói para ter uma presença mais ativa. Ela seja mais atraente para o turista estrangeiro e os turistas também do Brasil que venham aqui nos visitar. A ilha tem uma importância muito grande dentro desse contexto e é pra isso que nós estamos preparando a ilha da Boa Viagem, além também de ser um local de recreação e visitação para a população de Niterói”.

A ilha de Boa Viagem era um importante ponto de observação e controle da navegação na Baía de Guanabara. Todo o conjunto arquitetônico e paisagístico dela é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.