Cidades

Águas de Niterói fiscaliza mais de 4 mil imóveis na Região Oceânica

Águas de Niterói
Águas de Niterói

Águas de Niterói divulgou que já realizou mais de 4 mil fiscalizações, em 2023, para identificar e regularizar imóveis da Região Oceânica que não possuem conexão com a rede pública de esgoto. A ação faz parte do projeto de Regularização Sanitária realizado pela concessionária e tem como meta executar, até o final deste ano, vistorias em 100% dos imóveis que ainda não foram fiscalizados na região.

O projeto de Regularização Sanitária é a união de dois programas realizados pela Águas de Niterói: o “Se Liga”, iniciado em 2013 em apoio ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e que já realizou 25 mil visitas técnicas, e o “Ligado na Rede”, que já vistoriou mais 6 mil imóveis, desde 2021, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

O “Ligado na Rede” já garantiu que mais de 1,4 milhão de litros de esgoto sem tratamento deixassem de ser lançados no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga. Além disso, já executou de forma gratuita a interligação de 160 imóveis na rede coletora de esgoto, através de um viés social que oferece a ligação para famílias beneficiárias do Cadastro Único.

O projeto de Regularização Sanitária vai passar por todos os bairros da Região Oceânica e também deseja incentivar a conscientização da população sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos corpos hídricos de Niterói.