Empreendedorismo

Moradora de Niterói é destaque no Prêmio Academia Assaí

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil viu um aumento expressivo no número de micro e pequenos empreendedores. De acordo com o SEBRAE, em 2022, o setor foi responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, que corresponde a 18,5 milhões de pequenos negócios no País. Para motivar o surgimento de novos negócios que, de fato, são os responsáveis por circular a economia, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, promove a 6ª edição do Prêmio Academia Assaí. Com inscrições abertas até 24 de maio, o atacadista visa desenvolver e capacitar os(as) pequenos(as) empreendedores(as) para que tornem seus negócios ainda mais estruturados e atrativos. 

Grazielle Ferreira foi destaque nacional do Prêmio na edição de 2022. Moradora de Niterói, ela apresentou o case “Mãe mão na massa”, inspirado no filho, Nickolas, que nasceu em 2018 e foi diagnosticado com alergias alimentares. Preocupada com a sua saúde, a empreendedora começou a pesquisar e a desenvolver opções de alimentos para atender às necessidades do filho, o que acabou abrindo portas para um novo mercado. 

“Como mãe, queria garantir que ele pudesse comer alimentos saborosos e nutritivos sem colocar a saúde em risco, mas não encontrei muitas opções disponíveis. Foi, então, que decidi fazer algo a respeito e comecei a estudar a fundo sobre culinária inclusiva vegana, sem glúten e natural. Passei a criar opções saudáveis e gostosas para o meu filho e fui expandindo para outras pessoas que enfrentam o mesmo problema. Aos poucos, percebi que essa era minha verdadeira vocação”, destaca Grazielle. 

A empreendedora saiu do ambiente corporativo e se tornou Chef especializada em culinária inclusiva. Para aprender ainda mais e ampliar o alcance do seu trabalho, Grazielle se inscreveu no Prêmio Academia Assaí 2022. Segundo ela, a vitória na premiação nacional foi um marco importante na trajetória profissional, contribuindo para a evolução do negócio. 

“Foi muito importante compartilhar a minha história com outros profissionais da área, trocar experiências e ampliar minha rede de contatos. Após o prêmio, ganhei muitos clientes que queriam experimentar as receitas premiadas. Também conquistamos mais visibilidade na mídia e nas redes sociais, o que ajudou a ampliar a divulgação da minha empresa, Veganos & Especiais Culinária Inclusiva”, destaca a Chef. 

Atualmente, Grazielle está com uma demanda ainda maior, o que motivou a expandir e diversificar o cardápio. Além disso, a Chef está investindo em qualificação profissional para elevar o padrão culinário e alcançar ainda mais pessoas que buscam uma alimentação inclusiva. 

“Tenho a oportunidade de estudar na maior e melhor escola de artes culinárias do mundo, a Le Cordon Bleu. Desde a vitória no Prêmio Academia Assaí, consegui conquistar outras premiações, como empresa vencedora de Negócios de Impacto pelo Sebrae. Foi uma excelente oportunidade para receber feedbacks valiosos, ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado, além de ter a chance de receber prêmios em dinheiro e outros benefícios”, reforça Grazielle. 

Este ano, as inscrições para o Prêmio Academia Assaí vão até o dia 24 de maio no site oficial da premiação. O Prêmio é voltado exclusivamente para comerciantes, ambulantes e micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, de qualquer região do Brasil. Além do apoio financeiro de mais de R$ 1,3 milhão em prêmios, os(as) participantes passam por um programa de capacitação, que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências para a melhor gestão dos seus empreendimentos, e ainda recebem o reconhecimento dos seus negócios. 

“Mais do que oferecer o apoio financeiro, nós queremos oferecer as ferramentas para que esses(as) pequenos(as) empreendedores(as) triunfem nos seus negócios. No Assaí, entendemos que somos um agente transformador e esses(as) empreendedores(as) são nossos(as) clientes, mas, também, parceiros(as). Queremos crescer junto com a comunidade que estamos e que aqueles(as) que fazem parte deste local, também cresçam conosco”, comenta Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

  • Prêmio Academia Assaí 2023 
    Inscrições: até 24 de maio  
  • Onde se inscrever:https://www.academiaassai.com.br/premio  
  • Critérios:
  • – Residir no Brasil;
  • – Ter mais de 18 anos;
  • – Atuar no setor alimentício. Não é necessário ter negócio formalizado;  
  • -Podem participar pessoas de todos os estados brasileiros.   
  • Como funciona a inscrição:   
  • – O primeiro passo é acessar osite da premiação  
  • – Depois, é preciso fazer o curso rápido e gratuito da Academia Assaí   
  • – Para finalizar, é necessário preencher um formulário sobre o seu negócio.  
To Top