Saúde

Hospital Universitário Antônio Pedro recebe novo tomógrafo

Novo tomógrafo começará a funcionar em meados de junho

Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu e instalou seu novo tomógrafo, o segundo da unidade de saúde para realização de exames de imagem. O equipamento foi adquirido com recursos na ordem de R$ 2,5 milhões do Plano de Objetivos da Ebserh de 2021, sendo entregue ao hospital no início de março deste ano. Após finalização das obras e da instalação, o aparelho entrará em funcionamento nas próximas semanas.

“Observamos que havia a necessidade de atualização do equipamento de tomografia do hospital e iniciamos o processo de aquisição de um novo aparelho com uma tecnologia mais atual e que realiza outros tipos de exames em relação ao tomógrafo anterior”, afirma o chefe do Setor de Engenharia Clínica do Hospital, Yasser Mohsen.

 

Segundo o Coordenador Técnico do Serviço de Radiologia do Huap, Guilherme Abrão, o novo tomógrafo amplia a capacidade de realização de exames mais específicos nas áreas do sistema cardiovascular, como angiotomografia coronariana, e no trato digestivo. “É um aparelho que realiza exames mais rápidos, permite que a gente faça imagens das artérias e das veias com uma sensibilidade muito maior, utilizando menos radiação e menos contraste, o que poupa recursos ao hospital”, comenta.

Nos últimos 12 meses o Huap realizou em média mil exames de tomografia computadorizada por mês. “Com a chegada do novo tomógrafo, o objetivo é ampliar essa capacidade, além de poder realizar intervenções clínicas durante o exame, e para isso aguardamos a disponibilidade de profissionais”, afirma o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do Huap, Fernando Fernandes. “O novo tomógrafo possibilitará ainda a ampliação das possibilidades de pesquisa e que os nossos residentes desenvolvam sua prática com as tecnológias mais atuais”, ressalta.

Reforma predial

O processo de aquisição também previa a adaptação do espaço físico que abriga o equipamento. Para isso, o Setor de Infraestrutura Física do Huap realizou, no período de 120 dias, a readequação do piso, do forro e das paredes, bem como a troca de portas e vidros, além da reforma elétrica e a construção de uma sala técnica para melhor climatização. De acordo com o engenheiro Caio Souza, do SIF, a obra contou com recurso de R$ 546 mil oriundo do Plano de Objetivos Ebserh.

To Top