Cidades

Defesa Civil de Niterói participa do VI Congresso Internacional de Riscos em Portugal

Secretário de Defesa Civil de Niterói em Coimbra
Secretário de Defesa Civil de Niterói em Coimbra

O VI Congresso Internacional de Riscos, que está acontecendo em Portugal com a participação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, vai até sexta-feira (26). Com o tema Riscos e Conflitos Territoriais, das catástrofes naturais às tensões geopolíticas, o evento fomenta diálogos entre as áreas da ciência, setores operacionais e a sociedade civil. A Prefeitura de Niterói está com um representante em Coimbra, Portugal, para participar dos debates que vão ajudar na constante melhoria do Sistema de Defesa Civil da cidade, que tem sido referência para diversos municípios e estados do Brasil. O Congresso é realizado pela Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (Riscos).

O secretário Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, destaca que essa troca de experiências entre países é sempre importante. “Essa troca de experiências e de conhecimento é enriquecedora. Vemos como outros países e cidades atuam em suas emergências e trazemos as informações e novidades para a realidade da nossa cidade. Um dos temas de destaque no congresso são os incêndios florestais e suas consequências. Assunto de grande importância para Niterói que possui 53% de suas áreas verdes protegidas por lei e desenvolve um planejamento estratégico específico voltado a esse tipo de desastre, o Programa Niterói Contra Queimadas. Participei de uma rodada de discussão e comentei sobre as nossas estratégias de prevenção e resposta aos incêndios em vegetação”, conta Walace que adianta que a secretaria já planeja um lançamento de um plano estratégico para o período de estiagem na cidade que eleva o risco desse tipo de ocorrência.

O secretário ressalta ainda que “o município vem se destacando nas ações de Defesa Civil, investindo em equipamentos de alta tecnologia que nos permite antecipar nossas estratégias e ter uma resposta mais rápida e eficaz frente aos eventos climáticos. Também temos atuado e colaborado na estruturação do sistema de defesas civis de outras cidades e estados”.

O Congresso conta com grandes palestras e, em paralelo, painéis temáticos que vão tratar de assuntos como riscos climáticos e meteorológicos, incêndios, investigação em educação para os riscos, vulnerabilidades socioambientais, dentre outros.

Espanha – Em abril, o secretário foi convidado a participar da 46º Edição do Programa de Formação da União das Capitais Ibero-Americanas (UCCI). Walace Medeiros foi o único representante brasileiro no evento que aconteceu em Madrid, na Espanha. Na ocasião, o secretário fez uma apresentação sobre o trabalho de Niterói para representantes de mais de 10 países.

Durante a semana, os participantes visitaram as instalações dos Centros da Polícia, do Corpo de Bombeiros, de Monitoramento e Gestão de Desastres e de um serviço de emergência que se assemelha ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Defesa Civil de Niterói vem atuando com destaque em várias áreas do país castigadas por desastres ambientais. A equipe possui um corpo técnico que conta com engenheiros civis, arquitetos, geólogos, geógrafos e analistas geotécnicos. A equipe de resposta rápida se tornou referência no país nos últimos 10 anos. A Secretaria de Defesa Civil possui, também, cerca de 138 Nudecs e mais de 2,6 mil voluntários capacitados atuando em diferentes pontos da cidade.