Cidades

Livro homenageia professora da UFF, em Niterói

Rogério Rocco, Pedro Avzaradel e Roberta Lima no Solar do Jambeiro | Foto: Divulgação
Rogério Rocco, Pedro Avzaradel e Roberta Lima no Solar do Jambeiro | Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), às 18h, será o lançamento do livro “Ecofeminismo e Justiça Ambiental”, no Solar do Jambeiro, em Niterói. A obra é uma homenagem à Selene Herculano, professora aposentada da UFF, que mora na cidade e formou gerações de pesquisadores. A publicação foi organizada por Roberta Lima, Pedro Avzaradel e Rogério Rocco.

Com 380 páginas, “Ecofeminismo e Justiça Ambiental: Estudos em Homenagem à Selene Herculano” é editado pela Lumen Juris. O livro tem textos assinados por 24 especialistas, sendo 15 mulheres, incluindo a própria Selene, que é graduada em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, mestre em Planejamento Urbano e Regional na Coppe/UFRJ e doutora em Ciências Humanas: Sociologia na Sociedade Brasileira de Instrução.

“Reunimos pesquisadoras e pesquisadores do ecofeminismo e da justiça ambiental para uma homenagem à professora, que dedica sua vida para a construção teórica em torno dessa temática. O resultado ficou lindo”, diz Rogério Rocco.

O prefácio é do professor de Direito da UFF Wilson Madeira Filho, que conheceu Selene, em 1998, na universidade: “Realizamos as primeiras reuniões conjuntas entre pesquisadores da área do Direito e da área da Sociologia para debater a proposta de criação de um mestrado interdisciplinar que veio a ser aprovado no final de 1999 e iniciado em 2000, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito.”

O lançamento do livro terá como trilha sonora a música do Quebramus Trio, com Celso Ramos (sopros), Pedro Odenyr (teclados) e Hilton Lemos (percussão). O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano 195, no Ingá.