Notícias

Guarda resgata Jacaré em manilha de obra em Niterói; vídeos

Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói | Vídeos abaixo
Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói | Vídeos abaixo
Réptil foi reintegrado à natureza na área do Parnit

Funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói encontraram um jacaré que passeava tranquilamente numa manilha, no bairro de Itaipu, enquanto faziam a limpeza da rede pluvial. O animal foi resgatado pelos guardas da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, que em menos de uma hora reintegraram o jacaré à natureza na área de proteção ambiental do manguezal de Itaipu, dentro dos limites do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

O local da soltura faz parte de uma área do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) para onde são levadas várias espécies encontradas ou resgatadas na cidade, para o repovoamento e a manutenção da fauna. Além de jacarés, garças e capivaras já foram reintegradas na área.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói informou que todos os animais que são capturados têm as suas condições físicas avaliadas pela equipe, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima. “Foi um resgate tranquilo e nossos agentes utilizaram todas as técnicas necessárias para a preservação do animal. A reintegração foi feita numa área em que outros da espécie já foram levados. A população sempre deve nos acionar caso encontre um animal Silvestre” disse Renato Macedo, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

Já os que precisam de atendimento veterinário são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Atendimento de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Centro de Animais Marinhos, ou Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas. Os agentes podem ser acionados pelo número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).