Cidades

Embaixada da Itália assina acordo de colaboração com Niterói

Divulgação
Divulgação

O Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, e o Prefeito de Niterói, Axel Grael, assinaram hoje (22) um acordo de colaboração nos setores de sustentabilidade, conservação ambiental, setor portuário, tecnologia de segurança, turismo, hotelaria, arquitetura e restauração, economia criativa e esporte. Estiveram presentes na assinatura o Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, a Diretora do Instituto Italiano de Cultura, Livia Raponi, o Presidente da Leonardo Brasil, Francesco Moliterni, e o Presidente do grupo editorial ‘Comunità Italiana’, Pietro Petraglia.

Niterói, antiga capital do Império e do estado do Rio de Janeiro, se beneficia dos royalties do petróleo e é uma das cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida, de acordo com rankings da ONU. O objetivo do prefeito Grael é o uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável, onde a cidade não deve ser apenas inteligente, mas também inclusiva, permitindo que todos se beneficiem das inovações.

“A consideração que a ONU tem em relação ao prefeito Grael e a cidade de Niterói”, declarou o Embaixador Azzarello, “é uma prova da importância do trabalho que está sendo feito. As relações com a Embaixada decolaram quando recebi a visita da Secretária de Planejamento de Niterói, Ellen Benedetti, que estava interessada em conhecer a realidade operacional ambiental de nossa sede diplomática, bem conhecida no Brasil por seu papel pioneiro como primeira Embaixada “Lixo Zero” do mundo. A presença de uma comunidade italiana forte e trabalhadora em Niterói, que também conta com o importante Festival Esperienza Degust’Italia, realizado com excelência pelo Grupo da Comunità Italiana em conjunto com a Prefeitura, sela outras oportunidades bilaterais”.