Agenda

Ambiente inspira debates com exposições abertas em Niterói

Ana Schieck e Romandini | Foto: Toni Coutinho
Ana Schieck e Romandini | Foto: Toni Coutinho

A preservação da natureza inspira as artes e debates com artistas, em Niterói. Nesta quarta-feira (17), às 17h, o artista visual Romandini falou sobre o tema “Resíduo da construção civil é matéria prima para a arte”, na recém-aberta galeria da Odontoclinic em Icaraí. Hoje, quinta-feira (18), às 14h, será a vez de a artista Elza Suzuki receber para uma conversa a bióloga Aline Braga Moreno, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro, onde pode ser vista “Cantos & Encantos – Lagoa de Piratininga”.

A exposição tem a educação ambiental como destaque e inspiração. Além de ter jogos lúdicos de perguntas sobre a lagoa no espaço expositivo, as 40 telas da artista Elza Suzuki ganham a companhia do projeto “Quintas na Sala”. O objetivo é debater a importância do equilíbrio do ambiente.

“As pessoas protegem mais o que conhecem. A exposição divulga a Lagoa de Piratininga para convidar mais pessoas a conhecerem a riqueza do nosso patrimônio natural. Moro em Niterói há anos, frequento a região, mas só conheci trechos daquele ecossistema ao fazer as pesquisas para pintar as telas. Há locais lindos como o manguezal e o bosque vermelho”, conta Elza Suzuki.

“Cantos & Encantos – Lagoa de Piratininga” tem o apoio institucional da Secretaria das Culturas da Prefeitura de Niterói, através de edital de fomento à cultura, com curadoria de Ana Schieck e produção cultural de Cacau Dias. Grátis, a exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 7 de junho, na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro. Escolas e grupos podem agendar visitas guiadas através do e-mail [email protected].

Já a arte de Romandini pode ser conferida através do painel e da escultura que estão logo na entrada da Odontoclinic Icaraí, simbolizando a potência da mãe natureza, junto com a exposição “Mãe, sorria! Você está em Niterói!”. A mostra, assim como “Cantos & Encantos”, é organizada e produzida pela equipe Cacau Dias, podendo ser vista de segunda a sexta, das 9h às 19h, até 4 de junho, com entrada franca, na Rua Gavião Peixoto, 387, em Icaraí.